Siga-nos

OiCanadá

Papelada

Últimos dias para regularizar título de eleitor de quem mora fora do Brasil

Os consulados brasileiros estabelecidos no Canadá alertam para a necessidade de estar com o título de eleitor regularizado apesar da pandemia e das incertezas sobre o calendário das eleições. Saiba como agir e qual é o prazo final estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral.

O primeiro turno das eleições para prefeitos e vereadores está marcado para domingo, 4 de outubro e, até agora, nenhuma autoridade aventou publicamente a possibilidade de num adiamento. Mas independente do que quer que aconteça, o eleitor precisa estar com sua documentação em dia até o dia 5 de maio de 2020.

A boa notícia para quem mora no Canadá é que é possível tirar o primeiro título, fazer transferência do documento para cá, alterar dados pessoais ou regularizar uma inscrição cancelada daqui mesmo e sem sair de casa, acessando o site do TítuloNet

Atenção, porém, porque mesmo sendo todo online o processo continua a ser um pouco burocrático, com upload de fotos de documentos, necessidade de pagamento de taxas e muitos campos a preencher. Portanto, a dica é não deixar para a última hora. Até porque, não há outro canal de atendimento, e a expectativa é de que o site fique lotado e mais lento nos últimos dias. 

Para quem está na dúvida quanto à situação do seu título, dá para conferir o status do documento aqui, usando apenas o nome completo ou o número do CPF. E para saber mais sobre o processo de regularização e outros aspectos da situação do eleitor que mora fora do Brasil, é só clicar aqui.

Fernanda é carioca, publicitária, desenvolvedora web, co-fundadora e editora-chefe do OiCanadá. Imigrou para o Canadá no final de 2006 e se tornou cidadã canadense em 2011.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Papelada

Topo