Saúde
Saiba como cuidar da sua pele no inverno
Há quem goste do inverno, mas ninguém gosta da sensação constante de pele ressecada que o clima frio traz. Até quem possui pele normal ou oleosa sofre com o ressecamento causado pela época mais congelante do ano.
Toronto neste mês de janeiro já alcançou temperaturas baixíssimas, com sensação térmica de até -20º e ainda vem mais por aí. Quem chega do Brasil para nos visitar normalmente toma um susto e demora a se acostumar com a rotina de passar hidratante todos os dias.
A verdade é que existe um incentivo para se cuidar: o temido envelhecimento da pele, que bate à porta precocemente dos que ignoram certos tipos de cuidados na hora da hidratação. Nessa época é normal a pele ter áreas ressecadas que chegam a apresentarrachaduras e até sangramento. Quem tem rugas tende a sofrer mais já que elas ficam bem visíveis devido ao ressecamento natural da pele no período de frio. Portanto, a maior preocupação que se deve ter é em hidratar a epiderme, a camada mais superficial da pele. E não esqueçam: para que os cremes cumpram seu papel, a pele tem que estar limpa.
O mercado no ramo de hidratantes é vastíssimo e oferece soluções para todos os gostos e bolsos, inclusive para o cada vez mais crescente mercado masculino, onde já é fácil encontrar loções específicas para homens. Portanto, não há desculpa. Deixe a preguiça de lado e cuide bem de você mesmo. O inverno, além de previsão de neve, também está sujeito a rugas e linhas de expressão.
Algumas dicas para salvar sua pele e realmente fazer a diferença:
- Evite banhos muito quentes e longos. Sua pele e o meio ambiente agradecem.
- Os óleos de banho também fazem uma enorme diferença e poupam tempo, já que substituem os cremes hidratantes.
- Buchas e esfoliação, só no verão. Esses procedimentos retiram a camada natural protetora da pele. E pelos mesmos motivos é bom evitar o uso de talcos e perfumes.
- Os hidratantes para o corpo são um pouco mais oleosos que os de rosto, mas podem ser usados na face sem problemas. Nas áreas mais ressecadas, como cotovelos, joelhos e pés, aplique camadas mais generosas.
- Evite sabonetes em barra, opte pelos líquidos. Caso queira usar os sabonetes em barra, escolha os infantis ou os neutros.
- Alimentos com vitamina B aumentam a oleosidade da pele.
- É importante usar um produto adequado ao seu tipo de pele com orientação de um médico dermatologista.