Siga-nos

OiCanadá

Notícias

Esta lâmpada pode salvar o mundo

Quantas lâmpadas você precisa trocar para fazer a diferença? Uma.

Você desligou as suas luzes durante a Hora do Planeta (Earth Hour). Agora ajude a combater a mudança climática instalando lâmpadas fluorescentes compactas em sua casa. Em inglês, elas são chamadas de CFLs, compact fluorescent lamps.

Assista ao vídeo da campanha This Bulb, feito pela National Geographic.

As CFLs consomem 70% menos energia e duram 8 vezes mais do que as lâmpadas normais, que desperdiçam 95% de sua energia em forma de calor. Para dar o mesmo efeito que as lâmpadas normais, procure por rótulos que dizem “warm white” ou “soft white“. Aqueles que informam “bright white“, “natural” ou “daylight” se referem ao mesmo efeito com o qual estamos acostumados a ver nas cozinhas no Brasil, que geralmente usam lâmpadas fluorescentes não compactas.

As lâmpadas ecológicas custam um pouco mais que as normais. No entanto, você vai economizar o suficiente na conta luz para cobrir os custos adicionais da aquisição das novas lâmpadas. Substitua uma lâmpada normal (incandecente) de 100W por uma CFL de 25W e você economizará $30 até o momento em que ela precisar ser trocada.

Como começar a agir? Aí vão alguns passos:

1- Conforme as lâmpadas antigas forem queimando, comece a substituí-las por CFLs.

2- Compre CFLs com o mínimo de voltagem possível. Lembre-se de que uma CFL de 25W tem o mesmo poder de uma lâmpada normal de 100W.

3- Coloque as CFLs nos locais que você mais usa, e transfira suas lâmpadas normais para as áreas menos usadas da casa.

4- Apague as luzes dos cômodos que não estiverem sendo usados.

Continue lendo
Publicidade
Fernanda Thiesen

Fernanda é carioca, publicitária, co-fundadora e editora-chefe do OiCanadá, e web designer no SiteToaster. Imigrou para o Canadá no final de 2006 e se tornou cidadã canadense em 2011.

2 Comentários

2 Comments

  1. christovao

    14/fev/2014 at 15:10

    Troquem as lampadas por lampadas compacta mas plantem arvores não joguem lixo no chão nos rios ,em toda frança existem 9 milhões de arvores ,so no rio de janeiro tem mais de 120 milhões de arvores isso foi ha 6anos atras agora deve ter muito mais sou um amante da natureza com muito orgulho

  2. Nadia Cholodauskas

    12/abr/2009 at 14:51

    Nasci, moro no Brasil e adoro meu país. Há alguns anos atrás, tivemos que economizar energia elétrica e o governo pediu que trocássemos as lâmpadas comuns para as Fluorescentes para não ficarmos no escuro. Aderimos à campanha e tivemos sucesso.

    Passada essa fase, voltei a usar lâmpadas comuns, por achar as fluorescentes brancas demais. (hoje já existem as amarelas)

    Mas, lendo esse artigo, me veio a cabeça o quanto fui egoísta com o meu planeta. A consciência voltou e já estou mudando minhas lâmpadas para fluorescentes.

    Obrigada pelo artigo e continuem nos esclarecendo, de forma que possamos continuar ajudando a salvar nosso planeta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Notícias

Receba as novidades do blog por email

Digite seus dados abaixo para assinar nosso boletim e receber todas as novidades do blog em sua caixa postal. É de graça e você pode se descadastrar a qualquer momento.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Topo