Siga-nos

OiCanadá

Notícias

Os vários serviços e expansão da Toronto Reference Library

Existe uma frase que diz “A cultura é sinônimo de ter o desejo de aprender”. Um ótimo lugar para quem tem o desejo de aprender é a Toronto Reference Library, uma das três maiores bibliotecas da cidade, junto com a Robarts Library, na Universidade de Toronto, e a Scott Library, na Universidade de York.

A Toronto Reference Library, situada na 789, da Yonge Street, ao norte da Bloor, faz parte do Toronto Public Library, o segundo mais movimentado sistema de bibliotecas do mundo (em número de visitas), atrás apenas da Hong Kong Public Library.

Os seis andares dessa biblioteca projetada pelo arquiteto Raymond Moriyama e inaugurada em 1977, abrigam uma coleção de 1,5 milhões de volumes, 2,5 milhões de outros materiais como filmes, microfilmes, mapas, etc, e 380 mil metros de material manuscrito. São 1.423 assentos, 220 computadores com acesso à Internet, sala para prática de piano, local para impressão de material, equipamento para pessoas com deficiência, galeria de arte e até um estudio de design digital, em que pode-se editar fotos, filmes caseiros, criar relatórios, panfletos, preparar apresentação em Power Point e muito mais.

Entre as coleções especiais, estão a sala Arthur Conan Doyle, dedicada ao trabalho do criador do mais famoso detetive do mundo, o Sherlock Holmes, e a sala Baldwin, com uma coleção de livros, manuscritos e fotos relacionados ao Upper Canada (atual Ontário) e a Toronto antiga.

trl2007int_igp04051

A Toronto Reference Library realiza seminários de vários assuntos como saúde, Shakespeare e até arqueologia. Existem programas para novos imigrantes, que incluem palestras sobre adaptação ao Canadá e procura de emprego, centro de informações e aulas de ESL (Inglês como Segundo Idioma). Alguns desses programas podem ser encontrados em outras bibliotecas da cidade.

É possível fazer um passeio monitorado pela Toronto Reference Library. As visitas são de segunda a sexta, das 10 da manhã às 5 da tarde. Para agendar, basta ligar: (416) 393-7209

Em março de 2008, o governo da província de Ontário anunciou o investimento de 10 milhões de dólares para expansão da Toronto Reference Library. O projeto consiste em um novo centro de eventos com capacidade de 650 pessoas, expansão da galeria de arte, maior espaço para pesquisa, incluindo 140 computadores com hi-speed Internet, estações de áudio e laboratório. O projeto também inclui um novo visual para a fachada da Yonge Street, fazendo a biblioteca transparente e aberta para a comunidade.

No website da Toronto Public Library encontram-se horários, endereços e serviços das 99 bibliotecas da cidade, onde pode-se reservar livros e acessar o catálogo.

Visite: www.tpl.toronto.on.ca

O que sabemos é uma gota d’água, o que ignoramos é o oceano.

Christian Pedersen é natural de Santos, São Paulo. No Brasil, trabalhou na gravadora Roadrunner Records, depois abriu um escritório de promoção e marketing para bandas e artistas, tendo clientes como a gravadora BMG, os selos Geléia Geral e Dubas. Christian mudou-se para Toronto em 2002, e virou cidadão canadense em 2007. Escreveu a coluna Conexão C no Brasil News em março de 2007 e, de maio a outubro de 2008, foi editor-interino do jornal. Do fim daquele ano, até outubro de 2010, foi editor e co-fundador do blog OiToronto.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Notícias

Receba as novidades do blog por email

Digite seus dados abaixo para assinar nosso boletim e receber todas as novidades do blog em sua caixa postal. É de graça e você pode se descadastrar a qualquer momento.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Topo