Siga-nos

OiCanadá

Cultura

PATH: a cidade subterrânea

Eu me mudei para Toronto em abril de 2002. Desde então, sempre acontece de amigos e conhecidos do Brasil (e até de outros lugares) me perguntarem sobre “a tal” cidade subterrânea que existe por aqui. Muitos acreditam que há realmente uma cidade por debaixo da terra, com casas, ruas e até automoveis. Na verdade, o que existe é o PATH – um passeio subterrâneo cheios de lojas, restaurantes e outras comodidades que permitem aos moradores e visitantes fazerem compras, passear, jantar ou apenas saírem de casa sem ter que encarar o famoso clima canadense.

Caminho

path_logoTraduzindo, a palavra “path” significa caminho. No logotipo do PATH de Toronto, criado no começo dos anos 90, cada letra tem uma cor diferente, representando uma caminho diferente. O “P” é vermelho e representa o sul. Já o “A” é laranja e direciona o pedestre para o oeste, enquanto o azul do “T” representa o norte. O “H” é amarelo e aponta para o leste.

Essa preocupação com a direção é muito importante. De acordo com o livro Guinness dos Recordes Mundiais, o PATH é o maior complexo subterrâneo de lojas do mundo, contando com 27 quilômetros de extensão e aproximadamente 1.200 lojas e serviços que ocupam 371.600m2, empregando cerca de cinco mil pessoas, sendo visitado por um público de 100.000 pessoas diariamente, sem contar os turistas.

Com certeza é uma boa idéia andar pelo PATH com um mapa, ainda mais que existem 125 pontos de acesso e 60 pontos onde pedestres tem que decidir que direção tomar, se viram à esquerda ou direita, se continuam em frente, ou seja, um verdadeiro labirinto!

path_brochure-2

Clique na imagem para ampliá-la.

Mais de cinquenta edifícios/torres de escritórios são conectados pelo PATH. São vinte estacionamentos, cinco estações de metrô, duas lojas de departamentos, seis hotéis de grande porte, ainda um terminal de trem e tambem o de ônibus da esquina das ruas Dundas e Bay. O PATH também serve de ligação entre atrações turísticas como a CN Tower, Air Canada Centre, Hockey Hall of Fame e o próprio prédio da prefeitura.

O começo do PATH

A primeira passagem subterrânea da cidade foi construída em 1900, quando a loja de departamentos Eaton ganhou uma ligação entre a loja principal e um prédio anexo de descontos. Em 1917, já existiam cinco túneis conectando vários edifícios. Nos anos 60, as calçadas do centro de Toronto estavam lotadas de gente e as novas torres de escritório estavam tirando os pequenos comerciantes das ruas. Foi quando as construtoras passaram a construir centros comerciais debaixo da terra, que eventualmente foram conectados. O grande crescimento do PATH aconteceu nos anos 70, quando um túnel foi construído para ligar as ruas Richmond-Adelaide e Sheraton Centres.

794px-path1Toronto não é a única a ter um complexo subterrâneo. Montreal, em Quebec, tem o RESO, com cerca de 32 quilômetros de extensão. Nos Estados Unidos, Minneapolis possui complexo de 7 quilômetros por causa do frio, e Houston, no Texas, também tem a sua, devido ao calor. Outras cidades são: Osaka, no Japão, e Cingapura.

Em 2007, a prefeitura de Toronto anunciou um projeto de expansão do PATH. Quando estiver concluído, este complexo subterrâneo terá 60 quilômetros de extensão e um total de 170 pontos de acesso. Haja mapa!

Para quem não quer lidar com o frio e fazer um passeio diferente, é uma boa opção e até um desafio.

Informações sobre o PATH: www.toronto.ca/path e www.torontopath.com.

Confira também o vídeo Debaixo da terra que o OiCanadá fez sobre o PATH em abril de 2009.

Christian Pedersen é natural de Santos, São Paulo. No Brasil, trabalhou na gravadora Roadrunner Records, depois abriu um escritório de promoção e marketing para bandas e artistas, tendo clientes como a gravadora BMG, os selos Geléia Geral e Dubas. Christian mudou-se para Toronto em 2002, e virou cidadão canadense em 2007. Escreveu a coluna Conexão C no Brasil News em março de 2007 e, de maio a outubro de 2008, foi editor-interino do jornal. Do fim daquele ano, até outubro de 2010, foi editor e co-fundador do blog OiToronto.

1 Comentário

1 Comentário

  1. Kantynho

    13/maio/2011 at 11:44

    Parece que é bem bonito e limpinho! :-)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Cultura

Receba as novidades do blog por email

Digite seus dados abaixo para assinar nosso boletim e receber todas as novidades do blog em sua caixa postal. É de graça e você pode se descadastrar a qualquer momento.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Topo