Siga-nos

OiCanadá

Notícias

Toronto é a 16º do mundo em qualidade de vida

Quatro cidades canadenses aparecem entre as 25 melhores do mundo em termos de qualidade de vida, de acordo com pesquisa global publicada nesta quarta, 26.

A Mercer, líder global em serviços de consultoria, outsourcing e investimentos, realiza o estudo anual “Worldwide Quality of Living Survey” para ajudar governos e empresas multinacionais a compensarem seus funcionários em missões internacionais. A capital austríaca, Viena, lidera o ranking pelo 2º ano consecutivo.

Os rankings são baseados em um índice de pontuação, através do qual as cidades são classificadas tendo Nova Iorque como cidade-base, que possui um índice total igual a 100. A base de dados da Mercer inclui mais de 420 cidades. Para a elaboração deste estudo, foram consideradas 221 cidades, contra as 215 cidades de anos interiores, o que inviabiliza que os resultados sejam interpretados de forma comparativa, excetuando as 25 primeiras posições.

Vancouver é a cidade canadense que alcançou a maior posição, 4º lugar, ficando empatada com Aukland, na Nova Zelândia. A capital Ottawa ficou em 14º, Toronto em 16º e Montreal, em 21º. Nenhuma cidade dos Estados Unidos ficou entre as 25 melhores do mundo. Honolulu, no Havaí, foi a cidade americana que chegou mais alto, em 31º lugar. As europeias continuam a ser a maioria nos 25 lugares de topo, ocupando 16 posições. O Canadá tem quatro cidades entre as 25 melhores, a Austrália, três, e a Nova Zelândia, duas. O Brasil tem três cidades no ranking, com Brasília em 104º lugar, Rio de Janeiro em 116º e São Paulo em 117º lugar. Bagdá, no Iraque, ficou na última posição da lista.

Cada cidade que integra o estudo é avaliada de acordo com 39 critérios, incluindo fatores políticos, sociais, econômicos e ambientais, segurança pessoal e saúde, educação, transporte e outros serviços públicos.

Pela primeira vez, o estudo anual classificou também as cidades segundo um “eco-ranking”, baseado em critérios como a disponibilidade e potabilidade da água, coleta de lixo, sistema de esgoto, poluição do ar e congestionamento rodoviário. A canadense Calgary ocupa o 1º lugar deste ranking de 221 cidades, seguida por Honolulu, Ottawa e Helsinque, na Finlândia. Montreal aparece em 13º, Vancouver em 14º e Toronto em 39º. O último lugar da tabela é ocupado pela capital haitiana Port-au-Prince.

Para ver as listas, visite a página da Mercer.

Christian Pedersen é natural de Santos, São Paulo. No Brasil, trabalhou na gravadora Roadrunner Records, depois abriu um escritório de promoção e marketing para bandas e artistas, tendo clientes como a gravadora BMG, os selos Geléia Geral e Dubas. Christian mudou-se para Toronto em 2002, e virou cidadão canadense em 2007. Escreveu a coluna Conexão C no Brasil News em março de 2007 e, de maio a outubro de 2008, foi editor-interino do jornal. Do fim daquele ano, até outubro de 2010, foi editor e co-fundador do blog OiToronto.

7 Comentários

7 Comments

  1. Martha

    29/Maio/2010 at 10:45

    Eu acho Toronto suja.
    Noto muito qd pego um street car as 3 da manha. Tem banana, copo, jornal…
    Qd pisei pela primeira vez em Toronto ha seis nao era assim.
    Acho uma pena :(

  2. Dennys

    29/Maio/2010 at 07:37

    Sandra e Vanessa – nada a ver o que vcs falaram. A Drika pode estar certa – a única diferença é que ela falou o que pensa. Não são só os brasileiros que falam mal deles mesmos –não agüento esses comentários sem fundamento.

    • Sandra

      29/Maio/2010 at 20:18

      Eu tambem nao aguento comentarios sem fundamento, por isso continuo achando lamentavel.

  3. Vanessa

    28/Maio/2010 at 11:42

    Brasileiro ‘e um dos poucos povos que falam mal de si proprios… Lamentavel…

  4. Drika

    27/Maio/2010 at 21:32

    Acho q o índice está piorando por causa da quantidade de brasileiros ushaisuhaisuhiauhs
    ok, peguei pesado…
    Fiquei muito orgulhosa do Canadá quando vi a lista
    Fiquei curiosa para conhecer Calgary, quem sabe numa próxima vez…

    • Sandra

      28/Maio/2010 at 08:24

      Drika, lamentavel seu comentario…as vezes e melhor ficar de boca fechada.

  5. Name

    27/Maio/2010 at 08:27

    Legal que Toronto entra Na lista ainda, mas t falo uma coisa, me lembro quando cheguei aqui a 10 anos atras, agnte pode notar muito a diferenca!!! Toronto ja foi a numero 1 em melhor cidade do mundo para se morar… Quando vc ligava no canal 24, vc via mais noticias boas do q ruim e a maioria das noticias ruims era relacionadas a outros paises ou coisas que se nao pode evitar… Eu venho de Sao Paulo entao pra mim Toronto, eh bem melhor para se viver do q sao paulo, mas ao mesmo tempo eu nunca fui assaltado em sao paulo, em Toronto ja… talvez por exesso de confianca… Eu moro em Brampton e nao penso em voltar morar em Toronto, aqui se repira ar puro, e ainda ouvimos os passarinhos cantando de manha… Nao digo que eh a melhor cidade para se morar pq tambem eh famosa por muitas gangs, mas estou contente aqui!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Notícias

Posts Populares

Topo