![](https://oicanada.com.br/wp-content/uploads/2010/06/462538269_5be3d13e0e_b_OK.jpg)
Lazer
Tema da Copa ganha o mundo
Até pouco mais de seis meses atrás, pouca gente conhecia o single “Wavin´ Flag”, e pouca gente havia ouvido falar do cantor somaliano-canadense K´Naan. Após ter sido escolhida como o tema oficial da Copa do Mundo da África do Sul, “Wavin’ Flag” tomou conta do mundo e ganhou versões em diferentes idiomas.
“Wavin’ Flag” era apenas mais uma faixa do segundo álbum do rapper e poeta K´Naan, CD lançado em fevereiro de 2009. Hoje, às vésperas de mais uma Copa do Mundo, o single do cantor residente em Toronto, contagia torcidas de vários países.
K´Naan, o viajante
Nascido em Mogadishu, capital da Somália, Keinan Abdi Warsame viveu durante as atrocidades da guerra civil em seu país. Sua tia Magool foi uma das mais famosas cantoras somalianas, e seu avô era poeta. Durante muito tempo, o muçulmano K´Naan ouviu discos de hip hop enviados por seu pai, que havia se mudado para os Estados Unidos anos antes. Aos 13 anos, ele, sua mãe e três irmãos conseguiram ir para Nova York, onde ficaram pouco tempo antes de se mudarem para o bairro de Rexdale, em Toronto, onde existe uma grande comunidade somaliana.
Sua entrada no mundo artístico teve início em 1999, quando ele conheceu um produtor canadense que o ajudou a conseguir uma participação no comitê das Nações Unidas para refugiados, onde pôde apresentar um poema falado em que criticava o trabalho das missões das Nações Unidas para a Somália. Na plateia estava o cantor senegalês Youssou N´Dour, que ficou impressionado com a apresentação e coragem de K´Naan. Foi quando surgiu o convite para o jovem colaborar no álbum Building Bridges, de 2001, através do qual pôde viajar pelo mundo durante a turnê do disco.
Este projeto o levou a participar de outros eventos das Nações Unidas e festivais como o Montreal Jazz e Halifax Pop Explosion. Em 2005, K´Naan lançou seu primeiro CD, o The Dusty Foot Philosopher, que recebeu o prêmio de Gravação Rap do Ano, no Juno Awards, o Grammy da música canadense.
Agora em 2010, K´Naan, que em seu idioma natal significa “viajante” (Keinan), tem viajado pelo mundo com a turnê promocional da taça da Copa do Mundo, sempre acompanhado da sua contagiante “Wavin´Flag”.
Pelo mundo
No Brasil, os mineiros do Skank foram os escolhidos para gravar a versão de “Wavin’ Flag”, do K’Naan.
Existe até uma versão árabe, gravada pelo K´Naan e a cantora libanesa Nancy Ajram.
Que tal em tailandês com a participação de Tattoo Colour?
K’naan também gravou versão com os chineses Jacky Cheung and Jane Zhang.
Oui, existe a francesa, com a participação do cantor Féfé.
K’naan e os gregos do Professional Sinnerz e Komis X.
Com o ídolo indonésio Ipang.
A versão japonesa, com Ali.
Na Espanha, com David Bisbal.
A Nigéria também ganhou sua versão de “Wavin´ Flag”.
O haitiano MikaBen gravou dueto com K’Naan.
Uma nova versão desta música, com as participações de will.i.am, do Black Eyed Peas, e do DJ e produtor francês David Guetta, está sendo lançada internacionalmente.
Enquanto isso, no Canadá, sua música está mais associada com a caridade. No dia 18 de fevereiro passado, 75 dos melhores artistas canadenses se reuniram em Vancouver para regravar uma canção do torontoniano K´naan, iniciando um movimento em apoio ao trabalho de instituições de caridade canadenses junto à população do Haiti, o Young Artists for Haiti. O single alcançou o primeiro lugar em vendas no Canadá.
Saiba mais em Tema oficial da Copa 2010 por rapper de Toronto e O Canadá canta em benefício ao Haiti.
![](https://oicanada.com.br/wp-content/uploads/2017/05/logo-nav.png)