Siga-nos

OiCanadá

Lazer

Tema da Copa ganha o mundo

Até pouco mais de seis meses atrás, pouca gente conhecia o single “Wavin´ Flag”, e pouca gente havia ouvido falar do cantor somaliano-canadense K´Naan. Após ter sido escolhida como o tema oficial da Copa do Mundo da África do Sul, “Wavin’ Flag” tomou conta do mundo e ganhou versões em diferentes idiomas.

“Wavin’ Flag” era apenas mais uma faixa do segundo álbum do rapper e poeta K´Naan, CD lançado em fevereiro de 2009. Hoje, às vésperas de mais uma Copa do Mundo, o single do cantor residente em Toronto, contagia torcidas de vários países.

K´Naan, o viajante

Nascido em Mogadishu, capital da Somália, Keinan Abdi Warsame viveu durante as atrocidades da guerra civil em seu país. Sua tia Magool foi uma das mais famosas cantoras somalianas, e seu avô era poeta. Durante muito tempo, o muçulmano K´Naan ouviu discos de hip hop enviados por seu pai, que havia se mudado para os Estados Unidos anos antes. Aos 13 anos, ele, sua mãe e três irmãos conseguiram ir para Nova York, onde ficaram pouco tempo antes de se mudarem para o bairro de Rexdale, em Toronto, onde existe uma grande comunidade somaliana.

Sua entrada no mundo artístico teve início em 1999, quando ele conheceu um produtor canadense que o ajudou a conseguir uma participação no comitê das Nações Unidas para refugiados, onde pôde apresentar um poema falado em que criticava o trabalho das missões das Nações Unidas para a Somália. Na plateia estava o cantor senegalês Youssou N´Dour, que ficou impressionado com a apresentação e coragem de K´Naan. Foi quando surgiu o convite para o jovem colaborar no álbum Building Bridges, de 2001, através do qual pôde viajar pelo mundo durante a turnê do disco.

Este projeto o levou a participar de outros eventos das Nações Unidas e festivais como o Montreal Jazz e Halifax Pop Explosion. Em 2005, K´Naan lançou seu primeiro CD, o The Dusty Foot Philosopher, que recebeu o prêmio de Gravação Rap do Ano, no Juno Awards, o Grammy da música canadense.

Agora em 2010, K´Naan, que em seu idioma natal significa “viajante” (Keinan), tem viajado pelo mundo com a turnê promocional da taça da Copa do Mundo, sempre acompanhado da sua contagiante “Wavin´Flag”.

Pelo mundo

No Brasil, os mineiros do Skank foram os escolhidos para gravar a versão de “Wavin’ Flag”, do K’Naan.

Existe até uma versão árabe, gravada pelo K´Naan e a cantora libanesa Nancy Ajram.

Que tal em tailandês com a participação de Tattoo Colour?

K’naan também gravou versão com os chineses Jacky Cheung and Jane Zhang.

Oui, existe a francesa, com a participação do cantor Féfé.

K’naan e os gregos do Professional Sinnerz e Komis X.

Com o ídolo indonésio Ipang.

A versão japonesa, com Ali.

Na Espanha, com David Bisbal.

A Nigéria também ganhou sua versão de “Wavin´ Flag”.

O haitiano MikaBen gravou dueto com K’Naan.

Uma nova versão desta música, com as participações de will.i.am, do Black Eyed Peas, e do DJ e produtor francês David Guetta, está sendo lançada internacionalmente.

Enquanto isso, no Canadá, sua música está mais associada com a caridade. No dia 18 de fevereiro passado, 75 dos melhores artistas canadenses se reuniram em Vancouver para regravar uma canção do torontoniano K´naan, iniciando um movimento em apoio ao trabalho de instituições de caridade canadenses junto à população do Haiti, o Young Artists for Haiti. O single alcançou o primeiro lugar em vendas no Canadá.

Saiba mais em Tema oficial da Copa 2010 por rapper de Toronto e O Canadá canta em benefício ao Haiti.

Christian Pedersen é natural de Santos, São Paulo. No Brasil, trabalhou na gravadora Roadrunner Records, depois abriu um escritório de promoção e marketing para bandas e artistas, tendo clientes como a gravadora BMG, os selos Geléia Geral e Dubas. Christian mudou-se para Toronto em 2002, e virou cidadão canadense em 2007. Escreveu a coluna Conexão C no Brasil News em março de 2007 e, de maio a outubro de 2008, foi editor-interino do jornal. Do fim daquele ano, até outubro de 2010, foi editor e co-fundador do blog OiToronto.

4 Comentários

4 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Lazer

    Topo