Siga-nos

OiCanadá

Moradia

Conheça Whitby, Ontário

Muito se fala de Toronto, mas como são os municípios vizinhos? Whitby é uma cidade que fica a leste daqui, também situada às margens do Lago Ontário, e possui tanto um lado histórico quanto moderno.

A Whitby canadense foi nomeada em homenagem à cidade portuária de mesmo nome, só que em Yorkshire, na Inglaterra. O município tem área de 146.5 km² e fica na região chamada de Durham, considerada parte da Grande Toronto. Whitby é uma mistura de cidade tranquila de arquitetura histórica, com todas as facilidades de uma cidade moderna e razoavelmente próxima ao centro de Toronto.

Do centro da Whitby canadense até o centro de Toronto são aproximadamente 50 km de distância. A referência mais fácil é dizer que fica às margens da rodovia 401 no sentido Montreal, entre as cidades de Pickering e Oshawa. A viagem também pode ser feita de Go Train  em 48 minutos em média ou de Go Bus, que é um ônibus confortável com várias linhas.

População e economia

Segundo o Statistics Canada, Whitby possuía uma população total de 111.184 habitantes em 2006, sendo 87.335 de não imigrantes.  A renda familiar média em 2005 era de C$90,056, que fica acima da média provincial de Ontário, de C$69,156.

Muitos residentes da cidade trabalham na General Motors Canada, na vizinha Oshawa, mas Whitby abriga vários tipos de indústrias, como a farmacêutica, plásticos, embalagem, telecomunicações, papel, automotiva, e uma grande usina siderúrgica da empresa brasileira Gerdau. Existem aproximadamente 300 empresas nas zonas industriais daquele município.

Educação

A cidade está sempre construindo novas escolas, sejam públicas e do sistema católico, além das já estabelecidas, a fim de acompanhar o aumento da população. Este ano foi inaugurada a primeira escola “Green” de Ontário com aquecimento solar e outros sistemas economicamente mais viáveis e que não poluem o meio ambiente.

Em se tratando de ensino particular (pago), Whitby possui um castelo centenário, sede de uma escola privada somente para moças, a internacionalmente conhecida Trafalgar Castle School, e também possui várias escolas Montessori.

Além disso, a cidade é sede do “Skills Training Centre” do Durham College, apesar do campus principal ser na cidade adjacente, Oshawa, sob o nome de University of Ontario Institute of Technology.

O antigo e o moderno

A cidade possui um centro antigo, chamado de “Olde Whitby” com lojas de rua e repletas de história, com edifícios de arquitetura primorosa e igrejas centenárias que muito lembram a Europa. Vale a pena caminhar nestas ruas, especialmente no outono, pois o colorido das enormes árvores tornam o visual muito mais charmoso.

Com ruas arborizadas e muitas casas encantadoras, de 50 a 100 anos, além de jardins bem cuidados, podemos encontrar o moderno e o antigo que se mesclam perfeitamente. No prédio da biblioteca, por exemplo, nos dias frios, a dica é ler um livro e tomar um café sentado numa poltrona ao lado de uma bela lareira.

A Whitby moderna primeiro se desenvolveu na parte mais ao norte da cidade, com conjuntos de casas de todos os tipos e muitos centros comerciais, onde é possível comprar de tudo, pois as grandes redes de lojas de todos os setores estão por lá.

A área ao sul do centro, próxima à rodovia 401, possui casas mais valorizadas especialmente pela proximidade do lago Ontário, trilhas e reservas ecológicas e claro, da estação do Go Train.  Mais ao sul, o Whitby Shores fica em uma parcela de terra cercada de água por três lados (uma espécie de península). O bairro possui belas casas com jardins espaçosos e bem cuidados, em que residem muitas famílias com crianças pequenas e pessoas que buscam maior qualidade de vida, além de amantes da natureza.

Whitby é uma excelente opção de moradia especialmente porque o valor dos imóveis da cidade é muito mais baixo do que Mississauga, Oakville, Markham e Aurora, por exemplo, todas também na Grande Toronto. Mais e mais torontonianos estão se mudando para lá como uma ótima alternativa para a vida agitada da cidade grande e para poder viver em casas maiores e de preços bem mais baixos.

Leia também: Novos pais preferem criar filhos nos subúrbios.

Rosa da Silva foi representante comercial de várias multi-nacionais no Rio Grande do Sul. Desde sua chegada ao Canadá, acompanhando o marido transferido pela empresa em que trabalha, pensou em trabalhar com compra e venda de casas (real estate). Rosa fez curso para se tornar corretora de imóveis, e após as dificuldades que encontrou em comprar sua primeira casa no novo país, resolveu iniciar um blog em português, o www.casanocanada.com para tentar ajudar a outros brasileiros a entender este complexo e diferente processo da compra da casa própria aqui no Canadá. Rosa possui também um site em inglês, o www.rosadasilvarealestate.com.

6 Comentários

6 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Moradia

    Topo