Siga-nos

OiCanadá

Moradia

Conheça Whitby, Ontário

Muito se fala de Toronto, mas como são os municípios vizinhos? Whitby é uma cidade que fica a leste daqui, também situada às margens do Lago Ontário, e possui tanto um lado histórico quanto moderno.

A Whitby canadense foi nomeada em homenagem à cidade portuária de mesmo nome, só que em Yorkshire, na Inglaterra. O município tem área de 146.5 km² e fica na região chamada de Durham, considerada parte da Grande Toronto. Whitby é uma mistura de cidade tranquila de arquitetura histórica, com todas as facilidades de uma cidade moderna e razoavelmente próxima ao centro de Toronto.

Do centro da Whitby canadense até o centro de Toronto são aproximadamente 50 km de distância. A referência mais fácil é dizer que fica às margens da rodovia 401 no sentido Montreal, entre as cidades de Pickering e Oshawa. A viagem também pode ser feita de Go Train  em 48 minutos em média ou de Go Bus, que é um ônibus confortável com várias linhas.

População e economia

Segundo o Statistics Canada, Whitby possuía uma população total de 111.184 habitantes em 2006, sendo 87.335 de não imigrantes.  A renda familiar média em 2005 era de C$90,056, que fica acima da média provincial de Ontário, de C$69,156.

Muitos residentes da cidade trabalham na General Motors Canada, na vizinha Oshawa, mas Whitby abriga vários tipos de indústrias, como a farmacêutica, plásticos, embalagem, telecomunicações, papel, automotiva, e uma grande usina siderúrgica da empresa brasileira Gerdau. Existem aproximadamente 300 empresas nas zonas industriais daquele município.

Educação

A cidade está sempre construindo novas escolas, sejam públicas e do sistema católico, além das já estabelecidas, a fim de acompanhar o aumento da população. Este ano foi inaugurada a primeira escola “Green” de Ontário com aquecimento solar e outros sistemas economicamente mais viáveis e que não poluem o meio ambiente.

Em se tratando de ensino particular (pago), Whitby possui um castelo centenário, sede de uma escola privada somente para moças, a internacionalmente conhecida Trafalgar Castle School, e também possui várias escolas Montessori.

Além disso, a cidade é sede do “Skills Training Centre” do Durham College, apesar do campus principal ser na cidade adjacente, Oshawa, sob o nome de University of Ontario Institute of Technology.

O antigo e o moderno

A cidade possui um centro antigo, chamado de “Olde Whitby” com lojas de rua e repletas de história, com edifícios de arquitetura primorosa e igrejas centenárias que muito lembram a Europa. Vale a pena caminhar nestas ruas, especialmente no outono, pois o colorido das enormes árvores tornam o visual muito mais charmoso.

Com ruas arborizadas e muitas casas encantadoras, de 50 a 100 anos, além de jardins bem cuidados, podemos encontrar o moderno e o antigo que se mesclam perfeitamente. No prédio da biblioteca, por exemplo, nos dias frios, a dica é ler um livro e tomar um café sentado numa poltrona ao lado de uma bela lareira.

A Whitby moderna primeiro se desenvolveu na parte mais ao norte da cidade, com conjuntos de casas de todos os tipos e muitos centros comerciais, onde é possível comprar de tudo, pois as grandes redes de lojas de todos os setores estão por lá.

A área ao sul do centro, próxima à rodovia 401, possui casas mais valorizadas especialmente pela proximidade do lago Ontário, trilhas e reservas ecológicas e claro, da estação do Go Train.  Mais ao sul, o Whitby Shores fica em uma parcela de terra cercada de água por três lados (uma espécie de península). O bairro possui belas casas com jardins espaçosos e bem cuidados, em que residem muitas famílias com crianças pequenas e pessoas que buscam maior qualidade de vida, além de amantes da natureza.

Whitby é uma excelente opção de moradia especialmente porque o valor dos imóveis da cidade é muito mais baixo do que Mississauga, Oakville, Markham e Aurora, por exemplo, todas também na Grande Toronto. Mais e mais torontonianos estão se mudando para lá como uma ótima alternativa para a vida agitada da cidade grande e para poder viver em casas maiores e de preços bem mais baixos.

Leia também: Novos pais preferem criar filhos nos subúrbios.

Rosa da Silva foi representante comercial de várias multi-nacionais no Rio Grande do Sul. Desde sua chegada ao Canadá, acompanhando o marido transferido pela empresa em que trabalha, pensou em trabalhar com compra e venda de casas (real estate). Rosa fez curso para se tornar corretora de imóveis, e após as dificuldades que encontrou em comprar sua primeira casa no novo país, resolveu iniciar um blog em português, o www.casanocanada.com para tentar ajudar a outros brasileiros a entender este complexo e diferente processo da compra da casa própria aqui no Canadá. Rosa possui também um site em inglês, o www.rosadasilvarealestate.com.

6 Comentários

6 Comments

  1. Carolina

    12/set/2017 at 07:14

    Chris, eu acompanhei a conversa e apesar de ser de anos atrás, gostaria de saber se pode me passar mais informações sobre Oshawa?
    Grata desde já.
    Carol

  2. Sang Kazda

    15/jan/2016 at 15:56

    Excelente post, muito bem colocado.

    https://www.youtube.com/watch?v=TT4QLWf9p48

  3. Diego

    05/jul/2011 at 22:36

    Ola rosa eu sou soldador aqui no brasil tem 21 trabalho atuamente trabalho na empresa Randon implementos caxias do sul mas sempre sonhei em morar fora ainda mais no canada vai fazer 5 meses que estou como soldador mas ja faz quase 2 anos que trabalho nessa empresa tem um nivel medio de ingles gostaria de saber se eu poderia ir pro canada para trabalhar com solda ou na linha de montagem por exemplo da Gm com esse nivel de experiencia por que sempre amei este pais desde criança eu gostaria de morar em ajax ou hamilton ou ate mesmo em whitby meu sonho é ter uma daquelas casa lindas bomtambem gostaria de saber sobre os salarios destas profissões que falei soldador e montador e tambem sobre aposentadoria para o futuro daqui uns 50 anos hehe muito obrigado.

  4. Rosa da Silva

    18/Maio/2011 at 15:32

    Oi Rafael
    Obrigada pelo seu comentário. Oshawa é maior do que Whitby e fica situada mais ao leste de Toronto porém tbem é servida pelo Go Train que liga a cidade a Toronto. Por causa da UOIT a cidade está se renovando. Há muitos jovens e bares na cidade. Se tiveres um carro, poderás ir para Toronto pela highway 401. Qualquer outra dúvida, me pergunte ok? Terei prazer em te responder.
    Um abraço, Rosa

  5. Rafael

    15/Maio/2011 at 18:46

    Oi Rosa,

    Estou indo em agosto para Oshawa cursar o mestrado em ciência da computação da University of Ontario Institute of Technology (UOIT). Devo passar 2 anos lá.

    O que você tem a me contar sobre Oshawa?

    []’s

    • Chris

      31/ago/2011 at 13:02

      Olá Rafael,

      Vc já foi pra Oshawa?
      Morei em Oshawa por 1 ano, se por acaso quiseres mais informações, ficarei feliz em ajudar!
      Abraço e boa sorte!

      Chris.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Moradia

Posts Populares

Topo