Siga-nos

OiCanadá

Cultura

A cidade mais feliz no Canadá é… Sudbury!

[THE STAR – Por Robin Levinson Rei] Muitos admitem que a riqueza é um sinal de felicidade – mas pesquisas mostram que a saúde e o sentimento de pertencimento à comunidade são os principais critérios relacionados à satisfação de vida.

Os moradores de Sudbury são os mais felizes em comparação com outras cidades do país. Mas Heather McTaggart já sabia disso. Embora ela tenha deixado a cidade com 20 e poucos anos, voltou a morar em Sudbury em 2012 para estudar obstetrícia na Universidade Laurentian. “Eu estou sempre me mudando”, diz ela. “Mas eu tinha que voltar para Sudbury.”

Com a sua chaminé gigante e localização remota no topo da Georgian Bay, poucos considerariam Sudbury um destino imperdível. Mas a cidade, de cerca de 160.000 habitantes, tem a população mais feliz do país, de acordo com o estudo de Estatísticas do Canadá. Cerca de 45% dos moradores de Sudbury classificaram sua satisfação de vida como 9 ou 10. Toronto ficou em segundo lugar no ano passado, atrás de Vancouver, com apenas 34% da classificação em relação à felicidade como 9 ou 10.

Heather, que cresceu na cidade, mas mudou-se para Ottawa há alguns anos, diz que quando chegou em casa foi recebida de volta por uma comunidade vibrante, repleta de jovens animados para construir suas vidas.

“Definitivamente é o senso de comunidade”, diz ela.

Heather pode continuar frequentando os lugares que gosta de visitar em Sudbury – comer biscoitos no Café Petit Gateau, fazer piqueniques com amigos no Ramsey Lake ou saborear coquetéis no bar de estilo speakeasy seu irmão.

Da maneira como ela descreve, Sudbury pode não ter a mesma quantidade de coisas para se fazer como nas grandes cidades, mas as pessoas realmente aproveitam o que ela tem.

“Temos muitas corridas organizadas, um monte de gente se reúne em volta do calçadão”, diz Heather. “No verão, Sudbury é tão bonita que todo mundo fica na rua.”

John Helliwell, autor do estudo de Estatísticas do Canadá, diz que o projeto perguntou como as cidades diferiam em felicidade, não o porquê. Mas sendo um dos principais especialistas em felicidade, ele explica.

Em seu artigo de 2010, publicado no Canadian Journal of Economics, John argumenta que as relações sociais, talvez até mais do que os fatores econômicos, são as principais razões que levam à felicidade.

“A maioria dos motivos para uma vida feliz são locais”, diz John.

Enquanto Sudbury desfruta de um custo de vida relativamente baixo e menor desigualdade de renda, especialmente em comparação com Toronto e Vancouver, o estudo de John sobre a felicidade sugere que o segredo de Sudbury tem a ver mais com o seu espírito de equipe do que com sua economia.

Para alguns, não há nenhuma surpresa que a classificação de Toronto tenha tido uma posição tão baixa em relação à felicidade entre as cidades canadenses. Com o valor de imóvel quase três vezes mais alto do que Sudbury e renda média mais baixa, pode ser difícil para muitos moradores de Toronto desfrutarem do que a cidade tem para oferecer.

Irfan Zia se mudou de Dubai para Toronto há três anos com sua família. Ele diz que o aumento do custo de vida torna difícil tirar um tempo para os prazeres da vida.

“Quando é hora de desfrutar ou comemorar, as coisas não caminham ao nosso favor”, ele explica.

Cuidar de uma família de quatro pessoas com uma renda média de 50.000 dólares por ano significa viver muitas vezes de mês a mês, diz Irfan. Ainda assim, ele afirma não haver nenhum outro lugar onde preferisse estar, e espera um dia que o equilíbrio entre a renda média e do custo de vida no GTA esteja a seu favor.

“Aqui é onde eu quero criar meus filhos”, diz ele.

As cinco coisas que fazem as pessoas felizes em Sudbury:

  • As paisagens: Sudbury possui mais de 300 lagos, tornando-se um paraíso para piqueniques, nadadores e amantes da pesca. Também está localizada no Canadian Shield, tornando-se um importante posto avançado para a região eco-selvagem do Canadá.
  • A arte e a música: Os moradores dizem que você pode ouvir música ao vivo todas as noites da semana, e as pessoas gostam de apoiar as bandas locais.
  • O bilinguismo: A cidade tem uma das maiores comunidades Franco-Ontarianas da província.
  • As pessoas: Os habitantes de lá dizem que um verdadeiro Sudburian tem os pés no chão e reclamam menos.
  • O tamanho: As pessoas dizem que adoram o fato de Sudbury ser grande o suficiente para ter um cenário artístico bem-sucedido, mas também pequena o bastante para que as pessoas se reconheçam nas ruas.
Avatar photo

Cinthia Ferreira é professora de português/inglês/francês e tradutora brasileira, residindo atualmente em Toronto, Canadá. Tradutora formada pela Universidade de Toronto especializada em: Marketing, Business, Turismo, Tecnologia e Documentação para processos de imigração como: Certidões de Casamento, Certidões de Divórcio, Atestados de Antecedentes Criminais, Certidões de Óbito, Diplomas, Documentos de Identidade, Históricos Escolares, Extratos Bancários, Cartas de Recomendação, Currículos, entre outros, nos seguintes idiomas: Inglês, Português, Francês e Espanhol. Professora de Inglês e Português formada em Letras, com mais de 10 anos de experiência em: Cursos Regulares ou Intensivos, Preparação para Teste de Cidadania Canadense, Preparação para exames de proficiência como TOEFL/IELTS, Preparação para exames da imigração CELPIP, MELAB e CAEL, Business English, Conversação, Gramática e Vocabulário através de cursos presenciais ou aulas online.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Cultura

Topo