Siga-nos

OiCanadá

Papelada

Como validar diplomas brasileiros no Canadá

A validação de diploma (ou revalidação ou ainda reconhecimento de diploma) é necessária para que os estudos realizados em um país sejam reconhecidos em outro. Quem quer exercer a carreira ou simplesmente ostentar o título expedido em um país estrangeiro, precisa passar por esse processo que, além de burocrático e relativamente caro, não garante um resultado positivo.

http://www.flickr.com/photos/3ammo/

Com este artigo procuro esclarecer como é o procedimento para a validação de diplomas brasileiros no Canadá, assim como o reconhecimento de diplomas canadenses no Brasil. Mais uma vez, vale lembrar que os governos provinciais são os responsáveis pela educação no Canadá e que este artigo se refere a Ontário.

Para o brasileiro que pretende validar o diploma expedido no Brasil aqui no Canadá, o primeiro passo é descobrir se seu curso é oferecido aqui em um college ou university. Se no Brasil você estudou Turismo ou Web Design, por exemplo, você verá que seu curso aqui é oferecido em colleges, por sua formação ser voltada para o lado prático, ou seja, profissional. Mas se seu curso foi voltado para o lado acadêmico, como Biologia ou Sociologia, ele aqui é oferecido em universities.

Validação em universidade

Se sua formação for equivalente a uma oferecida em uma university, o processo de validação será feito em uma universidade de sua escolha. Este processo pode variar de instituição para instituição mas, no geral, as exigências são as mesmas. Neste artigo usarei a Universidade de Toronto como exemplo.

O Comparative Education Service, ou CES, do School of Continuing Education da Universidade de Toronto, é o departamento responsável pela validação de diplomas nesta instituição, tanto de bacharelados quanto de mestrados e doutorados.

Para aplicar para a validação, é necessário preencher o formulário e entregar cópias autenticadas e traduções oficiais do histórico escolar e do diploma, seja de licenciatura, bacharelado, mestrado ou doutorado. Caso ache necessário, o CES pode pedir também para verificar os documentos originais. Um detalhe importante é que, caso queira validar um doutorado, por exemplo, é necessário entregar não só os documentos desta formação mas também os documentos referentes às formações anteriores, como bacharelado e mestrado. Neste caso, todos os títulos serão validados com o pagamento de uma só taxa.

Quanto custa?

Para o regular service a taxa é de C$226 e não há um prazo definido para a conclusão do processo. Já para o rush service, que leva apenas cinco dias úteis para ser concluído, a taxa é de C$508,50. Caso seu pedido de validação seja negado, você pode entrar com recurso para que avaliem mais uma vez sua documentação. Nesse caso, haverá mais uma taxa de C$150.

É importante lembrar que a validação de diploma não é necessária se você pretende dar continuidade aos seus estudos aqui no Canadá. Por exemplo, se você possui bacharelado em Psicologia e pretende fazer um mestrado em uma universidade canadense, o próprio processo de aplicação para o ingresso na universidade valida seu diploma.

Validação em college

Diferente desse processo é a validação de cursos oferecidos por colleges. Nesse caso, o International Credential Assessment Service of Canada, ou ICAS, é a instituição responsável pelo processo. O ICAS é localizado em Guelph, no interior de Ontário, mas há access centres, como são chamados, em Toronto e em toda Greater Toronto Area, onde aplicações podem ser obtidas e entregues. Em Toronto, o escritório do ICAS fica no George Brown College, nos campus do Casa Loma e St. James.

É preciso se registrar no site do ICAS para aplicar para a validação de diploma. Os formulários necessários para a aplicação são encontrados nesta página, basta seguir as instruções. Deverão ser apresentadas também cópias autenticadas do diploma e do histórico escolar, além das traduções oficiais.

Há diferentes taxas para os diferentes serviços fornecidos pelo ICAS. O general report sai por C$90, enquanto o postsecondary comprehensive report custa C$200. A diferença entre eles é que o segundo é um documento mais detalhado e consequentemente será melhor recebido em instituições como empresas e escolas. Caso a validação seja negada, também cabe recurso, mas haverá uma taxa de C$200. Todo o processo leva de 15 a 20 dias úteis.

Do Canadá para o Brasil

Para revalidar no Brasil diplomas expedidos no Canadá o processo é diferente, mais lento e mais caro. Ele pode ser feito por qualquer universidade pública brasileira, contanto que ela ofereça o mesmo curso que foi realizado no exterior. Por esse motivo, é fundamental que antes mesmo de iniciar os estudos fora do país, o estudante compare a grade curricular do curso na instituição estrangeira com a grade curricular do curso oferecido pela universidade pública reconhecida pelo MEC pela qual pretende ter o diploma reconhecido no Brasil no futuro.

Para entender melhor, usarei a Universidade de São Paulo, a USP, como exemplo. É importante notar que o processo de revalidação de diplomas na USP, assim como em todo o Brasil, é diferente para graduações, como bacharelado e licenciatura, e pós-graduações, como mestrado e doutorado.

Em geral, o reconhecimento de uma graduação tende a ser mais rigoroso e demorado, e frequentemente alunos têm de fazer provas e até cursar algumas disciplinas para que seu diploma seja reconhecido. Pelo fato de pós-graduações serem mais liberais, o reconhecimento de mestrados e doutorados é geralmente menos burocrático.

Para dar início ao processo de revalidação de uma graduação feita no exterior na USP, primeiro é necessário solicitar o reconhecimento através deste requerimento. Em seguida, entregar a cópia e a tradução oficial do diploma e do histórico escolar, além de documentos que descrevam o conteúdo programático e a carga horária das disciplinas cursadas. Os documentos originais devem ser apresentados para que possam ser verificados. Qualquer documento entregue tem de ser “devidamente visado pelo Consulado Brasileiro sediado no país onde o documento foi expedido”. Por isso é importante já providenciar todos os documentos antes do retorno para o Brasil. É preciso também apresentar prova de conclusão do ensino médio.

O processo de revalidação de uma pós-graduação, como disse, é menos burocrático por ter uma estrutura mais liberal, e os estudantes dificilmente têm de completar disciplinas extras para que o diploma seja reconhecido. Também é necessário solicitar a revalidação do diploma através de requerimento. Os documentos que devem ser apresentados também são os mesmos: cópia e tradução oficial do diploma (tanto da graduação quanto da pós-graduação) e do histórico escolar, além dos originais. Para o reconhecimento de mestrados e doutorados, é necessário também apresentar um exemplar da tese ou dissertação. Todos documentos apresentados, como no caso das graduações, devem ser visados pelo Consulado Brasileiro sediado no país onde o diploma foi expedido.

Quanto custa?

O valor para a revalidação do diploma, tanto de graduação quanto de pós na USP, é de R$1,530. Todas as universidades públicas reconhecidas pelo MEC têm autonomia quanto à revalidação de diplomas, e por isso, o tempo de duração do processo, assim como as taxas podem variar drasticamente de instituição para instituição.

A coisa mais importante a ser lembrada é que, apesar das altas taxas e de toda a burocracia, não há garantia de que seu diploma expedido no Brasil será validado no Canadá, nem que seu diploma expedido no Canadá será validado no Brasil. As taxas administrativas não são reembolsadas caso o pedido de validação venha a ser negado.

É comum, também, que universidades, tanto as brasileiras quanto as canadenses, exijam que o cadidato à validação de diploma faça provas e até curse certas disciplinas para que seu diploma seja reconhecido. Comparando a grade curricular da universidade onde se cursou a graduação ou pós-graduação com a grade da universidade onde o pedido de validação foi feito, têm-se ideia se o pedido será aceito, negado, ou se será necessário fazer um upgrade.

Talvez a melhor maneira de evitar que isso aconteça é se precaver: se ainda não fez a graduação ou pós e pretende validar o diploma após obtê-lo, compare as grades curriculares de diferentes instituições para que não haja problema no futuro

75 Comentários

75 Comments

  1. Cristina

    16/set/2016 at 3:39 PM

    ola bruno. Gostaria de saber o procedimento para validação de diploma para jornalista e dentista. É muito difícil de conseguir. Qto custa e qto tempo demora

  2. Rossana Bestetti

    10/jun/2016 at 10:34 PM

    Sou formada em Serviço Social na Ulbra de Canoas(RS).Gostaria de saber se este curso tem validade no Canadá ou preciso revalidar?Como funciona este processo?Quanto custa?

  3. Rossana Bestetti

    10/jun/2016 at 10:30 PM

    Sou formada em Serviço Social,pela Ulbra de Canoas(RS),gostaria de saber se este curso tem validade no Canadá,ou preciso revalidar?Como funciona este processo?Quanto custa?

  4. Maurício

    29/jan/2016 at 8:14 AM

    Bruno, tudo bem? Só por curiosidade, também sou natural de Santo André, mas vim morar em Minas aos 6 anos. Enfim… kkk
    Saberia me informar sobre Odontologia? Tenho um primo morando em Calgary e estive pensando em tentar ir embora do Brasil.
    Abraço e obrigado

  5. jose julio fernandes

    15/nov/2015 at 11:11 AM

    quero contatos por imel

  6. Allan

    17/out/2015 at 11:44 PM

    Minha pergunta pode parecer estúpida então de antemão peço desculpas, alguns colleges no Canadá oferecem cursos que no Brasil são profissionalizantes, caso eu quisesse aproveitar tais certificados, seria possível? Se sim, acredito que também deveriam ser traduzidos certo? Obrigado e parabéns pelo site.

  7. Francisco Nobre

    21/set/2015 at 7:41 AM

    Então é mais facil do que eu pensava. Dessa forma, para trabalhar como engenheiro mecanico no Canadá, basta eu validar meu diploma? Não tenho que me submeter a testes, cursos de adaptação ou pagar um pedágio profissional?

  8. Núbia

    16/mar/2015 at 1:50 PM

    Olá, estou terminando o meu curso de Farmácia, e tenho interesse de ir para o Canadá tanto para ja trabalhar quanto para tb aproveitar para fazer uma pós. Como faço para validar ele no Canadá? É possivel ou muito dificil? E Valores que isso me custará?

  9. Yuri Lagos

    02/mar/2015 at 6:00 PM

    Olá, eu tenho um curso técnico de eletrotécnica e possuo CREA, será que consigo validar esse curso no CANADÁ?

    Grato pela ajuda.

  10. Juliana Lima Willers

    08/fev/2015 at 3:21 PM

    No caso de estudantes que acabaram de sair do ensino médio e desejam fazer faculdade no Canadá, como eles fariam com seu diploma? Já que a grade escolar deles é diferente da nossa.

  11. Davi Marques Pereira

    09/jan/2015 at 2:16 PM

    Boa tarde, tudo bem?

    Estou me formando no curso de Engenharia Civil e gostaria de saber se é dificil validar o meu curso no Canada e nos EUA.

    Obrigado.

    Davi Marques Pereira
    (11) 95323-2971

  12. Iara

    28/dez/2014 at 10:48 AM

    Ola!! Gostaria de saber se diploma de curso técnico tem algum valor no Canadá?

  13. Cristina

    18/dez/2014 at 4:32 PM

    Bruno, obrigada pelas informações. Me surgiu algumas duvidas: sou arquiteta e tenho doutorado, é mais fácil reconhecer o doutorado do que o diploma de arquiteta? Tem diferença para profissões regulamentadas? Seria mais fácil fazer um pós doc? Você sabe se é fácil conseguir bolsas de pós graduação aí no Canadá?
    obrigada
    atenciosamente

  14. Pingback: Governo canadense anuncia os primeiros passos para se inscrever no modelo de imigração Express Entry | Piauienses no Canadá

  15. Pingback: Governo canadense anuncia os primeiros passos para se inscrever no modelo de imigração Express Entry - OiToronto

  16. Juliana Campos

    20/nov/2014 at 8:11 AM

    Oi, Bruno!
    Excelente e esclarecedor post. Mas fiquei na dúvida : o curso de engenharia civil é oferecido em universidades e colleges. Se um bacharel em engenharia matricular-se para fazer um curso em college, seu diploma estará válido?
    Obrigada!

    • Guilherme

      18/dez/2014 at 8:12 AM

      Tera assim também de ser validado.

  17. Aline

    09/nov/2014 at 8:25 PM

    Ola Bruno
    Primeiramente quero agradecer pelo post, é otimo.
    Eu faço medicina veterinária aqui no brasil, você saberia me dizer se eu posso faze uma pos graduaçao ai no Canada ?
    Grata.

  18. Ana

    03/nov/2014 at 11:13 AM

    Somos do ABC e gostaríamos de saber sobre a viabilidade de mudança para o Canadá, eu e minha família, esposo e 2 crianças, para exercermos Odontologia.
    Quais as maiores dificuldades, impedimentos, resistências e ganhos em reais do trabalho.Moradia, escola, lazer.
    Aguardo vc!
    Obrigada!
    Ana

    • Guilherme

      18/dez/2014 at 8:13 AM

      Ana, lhe aconselho a assistir alguns videos no youtube sobre Brasileiros no Canadá.

  19. Thais Gomes de Lima

    02/out/2014 at 3:45 PM

    Oi Bruno, muito legal sua pagina. Bom eu sou Enfermeira. Me formei em uma Universidade na Italia. Revalidei meu diploma aqui no Brasil pela UFRJ, que inclusive tem taxas menores que a USP, (taxa de abertura de processo R$360,00+taxa de registro do Diploma ao termino do processo R$360,00) bom o meu processo levou 1 ano é u 1 mes mas revalidou. legal resaltar para os seus leitores interessados em revalidar aqui no Brasil que a UFRJ NÃO EXIGE TRADUÇÃO JURAMENTADA, mas a tradução pode ser tua mesma autenticada no cartório Brasileiro mediante apresentação dos originais em lingua estrangeira mesmo, isso é bom porque o processo fica mais barato no meu caso economizei R$6.000,00 só de tradução que não precisou. A UFRJ também exige que o revalidando demostração residencia no estado do RJ, isso pode ser demostrado atráves de talão de água, luz ou declaração do proprietario da casa que você mora lá com firma reconhecida em cartório. quiz expor minha experência pós sempre pode ajudar alguém.
    Mas Também estou interessada em ir para o Canada. Você sabe me dizer se eu fizer uma pós lá se poderei ter meu diploma validado para exercer a função ou a validação é só pra continução do percurso acadêmico?
    Pós na Italia existem duas revalidações uma rapida e simples para continuação do percurso acadêmico e outra mais burogratica e demorada para o exercicio.
    Aqui no Brasil a revalidação da gradução é unica para continuação do percurso acadêmico e para esercicio da profissão, e é longa e muito burogratica, fiquei 1 ano sem exercer a profissão.
    por isso a minha duvida se eu fizer uma pós lá no Canada poderei ter meu diploma validado para exercer a função ou a validação é só pra continução do percurso acadêmico?

  20. Daniel

    15/set/2014 at 1:06 PM

    Prezado, primeiramente parabéns pelo bom trabalho. Mas eu gostaria de mais uma informação, hoje tem três institutos que fazer a equivalencia de diplomas. Gostaria de saber se todos são equivalentes ou há diferença de preço ou prazo de entrega. Ou até mesmo se um é mais exigente que o outro.

    Obrigado.

    • Guilherme

      18/dez/2014 at 8:16 AM

      São todos o mesmo preço, pois a certificaçao passa pelo Congresso Nacional Brasileiro no Canadá com vínculos do próprio Congresso Canadense, portanto é preço fixo!
      Sobre exigencias, o mesmo!

  21. david cavalcante

    04/jul/2014 at 9:21 AM

    olá, por favor queria saber se creci(diploma de tti) pode ser validado no canadá.

  22. Deivid Carneiro

    03/jun/2014 at 9:40 PM

    Boa noite, gostaria de saber se o curso de enfermagem(superior) é reconhecido na Austrália e como faço para dar inicio ao processo?

  23. Débora

    13/maio/2014 at 11:02 PM

    Boa noite,
    Gostaria de saber se o curso brasileiro de pedagogia é aceito no Canadá ? .. E qual seria o processo para a validação do meu diploma

  24. Wildenbergy

    23/mar/2014 at 4:29 PM

    Boa tarde, Bruno
    Sou engenheiro mecânico, quais documentos (além do diploma) preciso apresentar e quais critérios mínimos (experiência, fluência no idioma e outros) necessito ter para revalidar meu diploma ?
    Como tá o mercado para engenheiro mecânico no Canadá ?
    Obrigado !!!!

  25. sandra

    07/mar/2014 at 2:26 PM

    Bruno,

    Sou médica há 10 anos aqui no Brasil e estou pensando em ir para o Canadá. Já consegui cidadania francesa o que acredito ser um diferencial. Como faço para conseguir trabalhar como médica no Canadá? Pelo que li acima preciso primeiramente traduzir meu diploma e historico pela ATIO e depois que faço? Dá para ir revalidando o diploma pelo Brasil ou preciso estar morando lá?

  26. Marina

    07/mar/2014 at 4:05 AM

    Olá, Bruno
    Faço direito aqui no Brasil e ainda estou no segundo semestre. Direito é a única área que sou apaixonada. Tenho o sonho de morar no Canadá desde criança. Nas minhas pesquisas, entendi que o meu diploma de bacharel em direito daqui do Brasil não valeria de nada no canadá. Isso é verdade mesmo? Não há nenhuma possibilidade de aproveitamento? ? Penso em começar do zero o processo p ser advogada lá no Canadá (Vancouver). Por favor, se puder me indicar algum site que explique essa questão de aproveitamento na área de direito eu seria muito grata. Pode ser em inglês mesmo.

  27. Fyllipi

    08/fev/2014 at 6:28 AM

    Olá Bruno, primeiramente muito obrigado pelo texto esclarecedor.
    Eu e minha mulher vamos fazer o processo de imigração pelo Québec, porém gostaria de saber se o processo de validação do diploma no Quebec é o mesmo de Toronto, no caso mencionado. Desde ja agradeço!

  28. Fernanda

    27/dez/2013 at 9:32 PM

    Olá Bruno,
    Excelente canal para troca de informações. Sabes me dizer ou alguém aqui sabe, como é a aceitação do diploma de enfermagem (graduação) para trabalhar no canada? Eu precisaria refazer meu curso ou complementá-lo ou bastaria passar pelo processo de validação de diploma para que pudesse então utilizá-lo aí no mercado de trabalho?

    Veja que minha dúvida não é para continuar os estudos aí, mas sim para utilizar meu diploma brasileiro como enfermeira no Canadá.

    Fico grata se alguém puder dar alguma orientação ou dica a respeito.

    Muito obrigada!
    Fernanda.

  29. Maira

    25/out/2013 at 1:04 PM

    Boa tarde!

    Primeiramente obrigada pelo post, muito esclarecedor!!!
    Vi no post de 24.04.13 do Marcio Rollemberg (http://oitoronto.com.br/20664/os-cursos-universitarios-e-carreiras-mais-promissores-no-canada/) que para fazer medicina no Canadá “é necessário ser graduado em algum curso ligado à ciência, como biologia por exemplo, antes de ingressar na escola de medicina, que dura em média quatro anos (algumas escolas oferecem em três).”. Gostaria de saber se fazendo Biologia no Brasil eu preciso validar o curso de biologia e continuar os estudos em Medicina, ou se por dar continuidade aos estudos essa validação é desnecessária.

    Obrigada!

  30. kELY

    05/out/2013 at 12:31 PM

    nutriçao Brasileira tem validade no Canada ?

  31. Edivan Ferreira

    30/set/2013 at 2:26 PM

    olá Bruno. sou Fisioterapeuta e também quero muito trabalhar e estudar no Canadá. gostaria de saber, se para revalidar o diploma de Fisioterapia, precisa fazer prova ou se o fato de começar uma pós, ja valida automaticamente. obrigado…

  32. Alex

    19/set/2013 at 2:58 PM

    Hi. Após concluir Bacharelado em Administração, poderia exerce-lo no Canadá. Ou seja, precisaria de algo mais, pois não sei se os moldes dos cursos (ADM) feitos no Brasil seriam os mesmos de lá?

    • VINICIUS DE ANDRADE SILVA

      19/mar/2016 at 11:17 AM

      Bom dia Bruno. Você conseguiu resposta a sua pergunta em outro site? Em caso afirmativo, onde você viu?

  33. carolina

    01/ago/2013 at 2:38 PM

    Ola Bruno,
    Estou indo para o canada fazer um curso de ingles de 8 meses, sou formada em odontologia e pretendo apos o finalizar o curso tentar validar meu diploma. Ja li que provavelmente por exigência do conselho teria que estudar dois anos la. Onde vc me aconselha a procurar primeiro informações, depois que eu estiver la. Acredito que seja mais fácil conseguir essas informações de la.

    obrigada

  34. David Leão

    31/mar/2013 at 11:07 PM

    Primeiramente, parabéns Bruno pelo post esclarecedor e interessante! Gostaria de te perguntar uma coisinha: 1ª) sou formado em Letras (port./ingl) e Pedagogia. Ambas graduações são licenciaturas. Para eu homolgar/validar os meus diplomas de nível superior terei d entrar em contato em uma universidade canadense e com um tradutor juramentado (para a tradução das minhas documentações tanto pessoais quanto acadêmicas). A questão é: depois de homologados, eles servirão para um possível acesso em um mestrado em college? Pois gostaria da homologação dos mesmos para cursar o mestrado de Conference Interpreting. Ficarei grato se poder me responder. Abs e obg pelos esclarecimentos ! =)

  35. Simone

    27/nov/2012 at 12:22 PM

    Olá,

    Muito bom o seu post.

    Você sabe como é o processo de validação nos Estados Unidos?

    Estou procurando informações sobre isso e esta bem dificil de achar.

    Att.
    Simone

  36. Letícia

    11/set/2012 at 11:52 PM

    Olá Bruno! Gostei bastante do texto, muito esclarecedor! Só tenho uma dúvida em relação ao seguinte parágrafo do tópico validação do diploma em universidade:

    Parágrafo: “É importante lembrar que a validação de diploma não é necessária se você pretende dar continuidade aos seus estudos aqui no Canadá. Por exemplo, se você possui bacharelado em Psicologia e pretende fazer um mestrado em uma universidade canadense, o próprio processo de aplicação para o ingresso na universidade valida seu diploma.”

    Queria saber se essa informação se aplica àqueles que querem, além de fazer o mestrado, imigrar para o canadá e trabalhar na área. Eu sou estudante de Nutrição daqui no Brasil e, após me formar, pretendo estudar inglês no canadá e, depois, fazer o mestrado e imigrar. Se eu fizer o mestrado lá eu já vou poder exercer a profissão, porque o meu diploma já vai ser automaticamente validado e, assim, eu não vou precisar passar pelo processo de validação do diploma? Só precisarei passar pelo processo de validação se não fizer uma pós-graduação?

    Obrigada desde já.

  37. Vitor Aguirre

    15/maio/2012 at 5:13 PM

    Ola Bruno;

    Preciso que me ajude com umas informações, por favor.
    Estou terminando minha graduação, faco odontologia e estou me preparando para ir para o Canada, mais especificamente Toronto. Gostaria de saber como faco para validar meu diploma ai? Tenho enorme interesse em Fazer especialização em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial e vi que caso eu estude ai que não preciso validar uma vez que seria automático com minha entrada numa especialização, isso eh correto? Qual o custo de uma especialização? Vi que o governo ajuda caso tenha a residencia permanente, correto? Por ser da área de saúde eh muito mais fácil conseguir essa residencia, correto? Minha esposa eh espanhola e meu filho Britânico, isso ajuda em algo? Ela eh mestre em logística…
    Como esta o custo de vida ai? Qual uma media salarial na minha área ai? Durante a especialização posso trabalhar sem problema?

    Me de uma forca nisso e no que mais você achar interessante me ajudar/falar…

    Te agradeço imensamente…

    Vitor

  38. Fabio Junior

    10/abr/2012 at 8:34 PM

    Ola, sou o Fabio Junior e curso o ensino medio, tenho duas duvidas: Como faco para tentar cursar em uma universidade no Canada ( gratuita, se possivel) e É possivel validar um curso de engenharia ambiental ai no Canada? Eu sonho em morar no Canada mas preciso aprender muito sobre esse País.

    Valew

  39. Amanda Boeira

    01/abr/2012 at 1:53 PM

    Olá, gostaria de saber se este processo tem que ser feito no caso depois da imigração para o canadá, ou se terá que ser feito durante o processo? obrigada e abraçõs!

  40. Arthur

    03/mar/2012 at 8:52 PM

    Estou me graduando em medicina na Bolívia e gostaria de revalidar no Canadá , é o mesmo processo ou esse citado a cima só se refere a diplomas brasileiros ?

  41. Danilo

    01/fev/2012 at 12:53 PM

    Saber dessa burocracia toda para o curso de odonto foi bem desanimador!

  42. Gabriela C.

    11/dez/2011 at 6:39 PM

    Olá, gostei muito do texto é bastante esclarecedor. Eu acabei de terminar o ensino fundamental e ainda estou fazendo curso de inglês, mas eu já sei que quero estudar medicina no Canadá, mas não sabia como revalidar no Brasil diplomas expedidos no Canadá. Eu sei que até eu me formar pode estar tudo diferente, mas é bom me manter informada desde já.
    Obrigada e o texto está ótimo.

  43. Felipe Moura

    11/set/2011 at 4:11 PM

    Boa tarde.
    Sou Farmacêutico e estou pretendendo ir para Toronto para fazer
    um mestrado. Estou em contato com a Humber Institute of Technology and Advanced Learning (alguem ja ouviu falar ou tem alguma informação a respeito?), e eles me pediram para dar entrada com os papeis e preciso ter:
    – Official transcripts of your education to date. Quero saber aonde tenho que
    ir para obter esta tradução? È na minha facultade?, Na embaixada?

    Desde ja Obrigado

    • Bruno

      11/set/2011 at 7:01 PM

      Felipe, você pode fazer a tradução dos documentos com um tradutor juramentado do seu estado. Se a tradução em si precisa ser juramentada ou não, você pode perguntar para a escola. Caso não precise, o tradutor não precisará utilizar alguns carimbos oficiais (ou algo assim) e o custo será menor. Boa sorte!

  44. Anette

    05/set/2011 at 11:54 PM

    Olá Bruno, tudo bem?

    Pretendo fazer uma Pós, ou no Seneca ou George Brown. Apenas a tradução do Diploma basta ou tenho que traduzir também histórico escolar em geral? Primário, Ginásio e Colegial (1º, 2° grau)? Outra pergunta, posso fazer essa tradução aqui mesmo no Brasil com um Tradutor juramentado?? Será válido para o Canadá, especificamente Toronto?

    Muito obrigada

    Anette

    • Bruno

      06/set/2011 at 9:08 AM

      Olá Anette. A tradução juramentada do Brasil provavelmente será aceita em qualquer instituição escolar aqui no Canadá. E para ingressar numa pós-graduação, creio que você precisará apresentar não só seu diploma universitário assim como seu histórico escolar do seu curso de bacharelado. Os demais históricos (primário, ginásio, etc…) não seriam necessários não…

      boa sorte!

  45. Katia

    05/ago/2011 at 2:39 PM

    Ola Bruno, primeiramente quero agradecer por todas essas informações no OIToronto!
    Eu e meu namorado estamos querendo ir morar em Toronto, mas eu tenho uma duvida, pois, sou bacharel em Ciencias Contabeis aqui no Brasil, mas pretendo ir ao Canada e ingressar em outra carreira, algo relacionado a saude por exemplo…. eu gostaria de saber se tenho q validar meu diploma daqui em alguma university para so entao cursar o undergraduate em outra area por exemplo ou se tenho q primeiramente fazer um curso no college chamado pre-health para so entao poder fazer o undergraduate?

    Muito obrigada, espero que em breve possamos nos ver aí em Toronto! abraços!

    • Bruno

      06/set/2011 at 9:04 AM

      Olá Kátia, não sei se entendi muito bem sua pergunta, mas vamos lá. Se você não pretende utilizar seu bacharelado em Ciências Contábeis, então não há necessidade de validar este diploma. Você precisa apenas encontrar o curso que deseja cursar (seja em College ou em University) e aplicar. Para fazer isso, você precisará ter a tradução (provavelmente juramentada) do seu histórico e diploma universitário.

      Para trabalhar na área de saúde você provavelmente encontrará cursos maneiros em Colleges…

      boa sorte!

  46. Cristina Goncalves

    21/jun/2011 at 1:21 PM

    Bruno,
    Descobrimos o blog, oitoronto,e estamos contentes que existe tanta informação nestes artigos para brasileiros que moram ou pretendem morar em Toronto. Aproveitamos esta oportunidade para mencionar uma oferta especial que iniciamos para os clientes do Comparative Education Service (CES). Clientes que pagam para uma avaliação do serviço regular ou rush, recebem um crédito de 150 dólares (CAD) para ser aplicado em qualquer curso oferecido pela University of Toronto School of Continuing Studies, English Language Program ou Business and Professional Studies.

    Para reivindicar o crédito de 150 dólares de (CAD), registre-se para o seu curso, e fale connosco telefonando, 416. 978.2400 ou pessoalmente visitando, a University of Toronto School of Continuing Studies localizada 158 St. George Street, (proxima da estação St.George) durante as horas de operação.

    Obrigado pela esta oportunidade e boa sorte a todos!

    • Bruno

      22/jun/2011 at 1:39 PM

      Cristina, obrigado pelas informações, é uma oportunidade bacanal para quem quer validar diploma, assim já ganha um crédito para fazer um curso…

  47. Rafael

    25/maio/2011 at 6:42 PM

    Gostaria de validar meu diploma em fisioterapia para eu poder trabalhar no canada. como eu faço para obter essa validação? Tenho q fazer prova ? Quanto tempo demora? Qual é o valor ? Obrigado

  48. lucivania

    24/maio/2011 at 11:13 AM

    Gostaria de validar meu diploma de letras-ingles e pedagogia no canada,quanto gastaria e é em college ou universidade?Beijos a todos voces sao demais parabens.

    • Bruno

      24/maio/2011 at 11:30 AM

      Lucivânia, no seu caso, seria numa universidade. Todas as informações estão no texto, creio que elas respondem suas perguntas. boa sorte!

  49. Eugenia

    07/abr/2011 at 9:00 PM

    Só pra complementar com uma outra situação, Bruno. Se você estiver pensando em continuar seus estudos o procedimento pode ser diferente, dependendo da universidade ou até do departamento. Quando me candidatei para o meu mestrado na U of T, um dos documentos que me pediram foi meu diploma e o histórico escolar, que a universidade onde fiz meu curso de graduação no Brasil teria que mandar num envelope lacrado e que assim devia ser entregue pra eles.
    Qto à tradução, eu já tinha traduzido esses dois documentos num órgão do governo que não existe mais e entreguei pra eles. Eles me pediram uma tradução que fosse feita por uma companhia e que fosse mandada direto pra eles (talvez tenham mudado isso, não sei).
    Eu escrevi uma carta citando o custo estratosférico de uma tradução, que no momento eu não poderia arcar com aquele custo, e acrescentei uma afirmação da universidade onde dizem que nenhum aluno vai ficar sem estudar por causa da situação financeira. Eles aceitaram meu argumento. Hoje eu sei que em outros departamentos da U of T talvez eu não conseguisse porque a cultura de cada um deles é diferente, mas aprendi duas lições: ler tudinho a respeito da escola onde estou querendo entrar e ter certeza de que sempre vale a pena tentar, porque existe sempre a possibilidade das regras serem maleáveis!
    Agora, é como se tivesse validado o meu diploma de graduação automaticamente, pq daqui por diante se tiverem que pedir pra ver meu diploma vai ser sempre o do mestrado.

    • Bruno

      07/abr/2011 at 10:29 PM

      Eugênia, com certeza, o processo para aplicação para fazer Mestrado e Doutorado em universidades aqui em Ontário não tem nada a ver com o processo de validação. Por enquanto o OiToronto só publicou artigos descrevendo como ingressar em graduações aqui no Canadá, mas em breve serão publicados artigos descrevendo em mais detalhe o processo para o ingresso em pós-graduações também. Obrigado!

  50. Samer

    05/abr/2011 at 1:49 PM

    Boa tarde aos q acessam este site.
    Eu consegui meu visto de “imigrant” esta semana, e agora estou tentando revalidar meu diploma de farmacêutico em Ottawa, pois estou me mudando para la, aonde minha noiva mora.
    A minha pergunta é se eu tenho q traduzir toda a grade horaria com nome de cada aula q tive. São mais de 40 folhas de grade horária

    • Bruno

      05/abr/2011 at 4:24 PM

      Samer, boa pergunta. Você provavelmente tentará a validação na Universidade de Ottawa, certo? Pelo que sei, o histórico e o diploma são suficientes e não é necessário traduzir a grade horária. Mas, a melhor coisa é perguntar para o departamento encarregado na universidade pela qual fará a validação, claro, para não haver problema, já que esse tipo de coisa pode variar de instituição em instituição.

  51. Silvana

    04/abr/2011 at 9:08 PM

    Esse assunto e muito importante para nos brasileiros aqui no Canada. Mas foi esquecido um detalhe importante, a pessoa tem que mandar traduzir os certificados pela (Association of Translators and Interpreters of Ontario), incluindo o historico escolar em caso de Universidade. Porque quando voce faz a apresentacao na Universidade de Toronto, o material que eles querem ver e essa traducao com a certificacao da Atio. Sem isso nao tem validade.
    Estou passando a experiencia, porque ja consegui o meu onde a Universidade de Toronto aceitou meu diploma de Bacharel em Econbomnia no Brasil, isso demorou mais ou menos 6 meses.
    Boa sorte!

    • Bruno

      04/abr/2011 at 9:40 PM

      Interessante Silvana, isso não me foi dito, que as traduções devem ser feitas apenas com a “Association of Translators and Interpreters of Ontario.” Pelo que sei, a tradução precisa ser oficial, seja ela feita por intérpretes autorizados no Brasil, no estado de São Paulo, por exemplo, ou no Canadá, na província de Ontario. Mas, como vc já passou por isso e inclusive conseguiu a validação, e está dizendo que precisa sim ser feito pelo ATIO, no mínimo quem tem interesse em validar o diploma deve seguir seu conselho e se informar com eles, para tirar qualquer dúvida.

      Se achar que há mais que possa dividir da sua experiência que não foi discutido no artigo, o OiToronto agradece! Obrigado pelo comentário!

      • Silvana

        05/abr/2011 at 9:46 AM

        oi Bruno, fico feliz em poder compartilhar uma experiencia…obrigada pela oportunidade.
        Mas uma coisa, sou fa de carteirinha do Oi Toronto.
        grande abraco

        • FABIO

          17/mar/2013 at 1:02 AM

          Olá Bruno, conheço uma pessoa que é formada em radiologia; ela levou o diploma, histórico e documentos da faculdade Para convalidar na universidade de Vancouver; A universidade aceitou a convalidação do diploma como Técnico de Radiologia pós secundário. O problema maior da faculdade ter aceito o diploma dela é que o diploma tem que ser validado não em uma universidade mais sim no conselho de Radiologia do Canadá. Ou seja todo esforço, taxa paga para validação do diploma de Radiologia na Universidade de Vancouver e a resposta da universidade de aprovação não valeu de nada. Pois essa pessoa tem que ter aprovação do conselho de Radiologia para isso tem que pagar outra taxa e levar todos documentos para esse conselho; se o concelho aprovar ela terá que fazer uma prova para obter o reconhecimento do diploma. Acredito que isso serve para todos cursos universitário que se aplica ai no Canadá. A aprovação da universidade não é o suficiente mais tem que aprovação também do conselho de cada curso.

      • Rafael Alcantara

        05/abr/2011 at 11:47 AM

        Em relação as traduçoes eu faço parte da ATIO e com isso eles te dão um carimbo com o selo oficial. Realmente, em relação a Diplomas e Históricos precisa ser feito por um tradutor juramentado (Notarized or Certified Translation). Eles são meio chatinhos em relação a isso.

        • Lucas

          27/maio/2014 at 9:39 AM

          Olá,
          Sou médico formado no Brasil, em instituição particular. Fiz minha especialização em ortopedia e traumatologia em instituição reconhecida pela MEC e sociedade Brasileira de ortopedia e traumatologia. É possível ingressar no Canadá com toda essa titulação válida pelos canadenses???

    • Renato Lacerda

      06/abr/2011 at 8:57 PM

      Boa noite Silvana,

      Eu gostaria de saber se a traducao dos meus academic transcripts pela ATIO vai ser encaminhada por eles diretamente a Universidade que eu indicar, ou eu preciso fazer isto pessoalmente.Eu pergunto,porque deverei estar no Brasil a partir de maio e ficarei la ate dezembro.

      Obrigado

    • Débora

      10/jun/2012 at 10:55 PM

      Enviei meus documentos de graduação para uma seleção de mestrado e não houve nenhum problema pelo fato de terem sidos traduzidos por um tradutor juramentado no Brasil, a universidade também fica em Ontario. A única exigência era a de que os documentos fossem oficiais e estivessem devidamente selados.

    • Rodrigo Pinheiro

      09/jan/2013 at 12:55 AM

      Silvana, estudo Economia na Federal do RJ , quero mudar para o Canadá após o término do meu curso, fiquei feliz em saber que o seu foi validado, se não for pedir demais , gostaria de saber em qual faculdade você estudou, para comparar o curriculo com o meu.

      Grato!

  52. Anderson Bestteti

    04/abr/2011 at 9:08 AM

    Olá Bruno,

    Muito obrigado por ter escrito está matéria. O texto está bem objetivo e com todas as informações necessárias para quem quer fazer a validação.
    Eu já havia postado uma pergunta que vem ao encontro do que você escreveu. Na verdade mandei um post para Gabriela Cerveira, que relatou o processo de transferência entre universidades brasileiras e canadenses.
    Tenho interesse em fazer a validação do meu mestrado, assim como o da minha esposa, pois pretendemos nos mudar para o Canadá. Acredito que, com os documentos validados, teremos melhores chances de conseguir emprego por aí. Assim espero…

    De qualquer forma, muito obrigado pelas dicas valiosas.
    Um grande abraço,
    Anderson Bestteti (from Porto Alegre)

    • Bruno

      04/abr/2011 at 11:41 AM

      Beleza Anderson, boa sorte, lembre-se que para validar o mestrado voce tera de apresentar tambem os documentos referentes a sua graduacao, e que pelo mesmo valor serao reconhecidos as duas formacoes.

    • Americo Boarini

      26/maio/2011 at 10:37 PM

      Ola Anderson, gostaria de saber como vão as coisas pra voces, ja que eu e minha esposa tambem estamos com a ideia de nos mudarmos daqui.

      Se voce puder, me escreva ou me chame no skype:

      [email protected]

      americo.boarini

      Abraço

  53. Rafael Alcantara

    04/abr/2011 at 8:26 AM

    Muito bom o artigo e bastante informativo. Vale lembrar também que nós não só temos que validar os nossos Diplomas, mas também esbarramos com os Órgãos Reguladores de cada profissão. O Conselho de Odontologia, CREA, Conselho de Medicina e seus equivalentes aqui etc… Eles colocam um monte de barreiras, algumas tão difíceis que temos que quase voltar a estudar de novo.

    • Bruno

      04/abr/2011 at 10:25 AM

      Verdade Rafael, obrigado pelo lembrete. Ha Orgaos Reguladores de diversas profissoes, e para que possa ser regulamentado por eles, precisa antes validar o diploma, e depois ainda ter de passar por uma serie de testes. Alem de Odontologia e Medicina, que o Rafael citou, Arquitetura e Direito tambem sao duas profissoes regulamentadas dessa forma, entre outras.

Deixe um comentário

Continue lendo
Publicidade

Bruno é natural de Santo André (SP) e mora no Canadá desde 2007, onde estudou Filosofia e Criminologia na Universidade de Toronto até 2014. Mantém os blogs Enganos Mundanos e Conditioned Things.

Mais em: Papelada

Posts Populares

Topo

Canadá na Web – Assine de graça!

Uma seleção das melhores notícias e artigos da internet sobre o Canadá, criada exclusivamente para assinantes. Digite seus dados abaixo e fique por dentro.

Cadastro efetuado com sucesso!

Canadá na Web – Assine de graça!

Uma seleção das melhores notícias e artigos da internet sobre o Canadá, criada exclusivamente para assinantes. Digite seus dados abaixo e fique por dentro.

Cadastro efetuado com sucesso!

Canadá na Web – Assine de graça!

Uma seleção das melhores notícias e artigos da internet sobre o Canadá, criada exclusivamente para assinantes. Digite seus dados abaixo e fique por dentro.

Cadastro efetuado com sucesso!