Siga-nos

OiCanadá

Notícias

Toronto é a quarta cidade com as melhores condições de vida do mundo

[THE STAR] Três das 10 cidades com as melhores condições de vida ​​do mundo são canadenses. Vancouver, Toronto e Calgary estão respectivamente em terceiro, quarto e quinto lugares na lista anual compilada pela Unidade de Inteligência da revista semanal The Economist. As cidades mantiveram as mesmas posições que ocupavam no ranking do ano passado.

Toronto e Vancouver receberam a pontuação máxima de 100 pontos nas categorias de estabilidade, saúde e educação. A nota máxima no critério infraestrutura rendeu a Melbourne e Viena a primeira e a segunda colocação, respectivamente.

Melbourne vem conquistando o primeiro lugar em termos de qualidade de vida desde 2011, quando superou Vancouver. Toronto e Calgary também têm sido classificadas tradicionalmente entre as cinco campeãs.

Confira alguns comentários dos leitores do Star:

“Sério? Apesar da nossa falta de progresso em tantas esferas, conseguimos chegar lá no topo. Estou realmente surpreso.”

“Acabou de sair ontem no Star um relatório do RBC sobre o acesso à moradia e Toronto foi a cidade com menor índice de acessibilidade, ficando atrás só de Vancouver. Esse critério deveria ser levado seriamente em consideração pelos rankings da The Economist se eles pretendem ter qualquer significado real para os leitores do Star com uma renda mais variável (pouco importa se temos acesso a entretenimento e a atividades culturais maravilhosas se não podemos pagar por eles). A acessibilidade não deve ser lá um grande problema para a maioria dos leitores da The Economist.”

“O fato de Toronto ainda estar perto do topo não reflete bem a realidade do Canadá e das pessoas desta cidade. Não estamos no topo porque a cidade tenha melhorado, mas sim em função de tantos outros lugares estarem enfrentando sérios desafios. Toronto não está melhorando. Temos mais desigualdades e mais pobreza e estamos lentamente perdendo serviços e programas que poderiam combater esses problemas e, claro, todos sabemos que a nossa infraestrutura está se deteriorando”.

“É óbvio que Toronto está no topo do grupo, porque está num país desenvolvido, enquanto os países em desenvolvimento ou estão piorando ou não querem melhorar e crescer. Na realidade, Toronto está no top 20, pois vem regredindo aos poucos. Para ter boas condições e proporcionar qualidade de vida, uma cidade deve incluir: oportunidades, um bom sistema educacional, acessibilidade (nosso trânsito e os sistemas de transporte aqui não ajudam as pessoas a se locomoverem livremente, de forma rápida e fácil ); deve proteger sempre a população local e aqueles que nasceram aqui; deve prever uma infraestrutura progressiva e planejamento, artes e cultura; a taxa de crescimento não deve ser mais importante que o clima de trabalho; deve oferecer acessibilidade (incluindo opções de habitação para qualquer faixa etária) e lazer; qualidade e prioridades na ordem certa. Muitos dizem que estes tipos de rankings são sempre baseados na visão das corporações e os grandes negócios estão localizados nos lugares que elas consideram melhores e mais oportunos a explorar”.

“Você não aprecia as cidades canadenses até se mudar para o exterior e descobrir o que está perdendo. Isso me deixa com saudades do Canadá. Faz de mim um canadense orgulhoso.”

foto: Gadjo Cardenas Sevilla

Mestre em Estudos de Tradução, Loretta Murphy é tradutora juramentada no Canadá, com 15 anos de experiência na área. Ela é canadense e viveu no Brasil por mais de 6 anos, além de ter vivido também no México e no Japão. Entre os serviços que presta estão as traduções certificadas do Português para o Inglês e do Espanhol para o Inglês de todos os tipos de documentos, inclusive: Certidões de Antecedentes Criminais, Títulos e Certificados Acadêmicos, Históricos Escolares, Documentos Legais e Médicos, Carteiras de Motorista, Certidões de Nascimento, Certidões de Óbito, Certidões de Casamento e Certidões de Divórcio.

4 Comentários

4 Comments

  1. Fernanda Thiesen

    11/set/2013 at 23:29

    Pessoal, só um comentário rápido: Esses depoimentos da matéria foram publicados no site do jornal Toronto Star, portanto provavelmente não são de brasileiros, talvez nem de imigrantes. ;)

  2. Ana Cláudia

    11/set/2013 at 11:27

    Fiquei surpresa qdo vi as críticas de alguns sobre Toronto, como ainda estou no Brasil achei que tudo aquilo que li e ouvi sobre Toronto ( a segurança, a qualidade de vida…) tinha acabado, mas me convenci que na verdade eram críticas de quem não buscam o crescimento, mantem suas mentes limitadas qto à lingua e não tem a menor noção de como a coisa aqui no Brasil está INSUSTENTÁVEL.
    Os caras do Congresso mantendo o mandato de um colega que está numa penitenciária ( foi preso por roubo), a violência absurdamente maior a cada dia e a inflação tirando a dignidade da maioria da nação.
    Então fica o recado: se acha que tá ruim em Toronto, vem pra cá e experimenta nossa realidade.

  3. Josivaldo Rodrigues

    10/set/2013 at 10:35

    Nao estao satisfeitos com Toronto ou com o Canada? Tudo bem! Existe um voo diario (AC-90), da Air Canada que voa direto para Sao Paulo. Ele sai do Terminal 1 do Aeroporto de Toronto.
    Pergunta: Esses que criticam o Canada e Toronto, querem voltar para o Brasil e viver naquela mazela tupiniquim? Claro que nao! Entao, parem de criticar e vao estudar e crescer, pois o Canada oferece oportunidades para todos.
    Larguem a farra e as festas. Vao aprender a lingua para se comunicarem com as pessoas e poder ler os sites do governo para gozar dos beneficios que o mesmo oferece.

  4. Gilnei Magnus dos Santos

    10/set/2013 at 09:02

    Tive a oportunidade de estudar neste grande País por 3 meses e conhecê-lo desde a costa leste até o oeste e posso dizer que além da impressionante paisagem natural o país se destaca pela educação, cultura e civilidade de seu povo.
    CANADÁ, YOURS TO DISCOVER!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Notícias

Posts Populares

Topo