Siga-nos

OiCanadá

Paladar

Moonbean Café é pedida tradicional para estudantes e fãs de café

O Moonbean Café tem sido, há 18 anos, uma espécie de “Meca da cafeína” no Kensington Market. Mesmo com tantas mudanças ao longo do tempo, o proprietário Alan Erdstein sempre manteve o café como sua razão de ser.

Novos bares de café expresso como o Café Pamenar e o Jimmy’s Coffee vêm surgindo na vizinhança nos últimos anos e, como o cenário do bairro está mudando, pensei em ouvir a história de um dos estabelecimentos que ajudou a criar a alma do bairro.

“Nós abrimos em tempos mais difíceis para o Kensington Market, antes do café virar moda”, me conta Erdstein numa tarde, sentado à janela ensolarada que fica bem na frente do seu café. Ele explica que, quando abriu as portas do Moonbean, as dificuldades financeiras eram grandes para todo mundo e, por isso, ele conseguiu ser um dos primeiros e únicos no mercado durante muito tempo. O foco do Moonbean sempre foi a torrefação e a preparação do seu próprio café, que também é certificado fair-trade. Erdstein estoca um número incrível de variedades de grãos, alojados em grandes frascos de vidro que ficam ao longo da parede direita do estabelecimento. Enquanto me explica sobre sua arte, percebo que Erdsiten escolhe as palavras com cuidado antes de falar. Eu pergunto se ele escreve, e ele diz que “escreve o café.” Eu fico confuso, então ele me mostra os rótulos dos frascos.

“Este café é um pouco diferente dos outros tipos etíopes. Ele é um café processado a seco. Apenas 20% -25% são produzidos desta forma. Com este processo, certos perfis de sabor são retidos e, é claro, as notas fortes de blueberry predominam… O Harrar tem um aroma magnífico e é geralmente mais encorpado do que os cafés lavados da Etiópia.” É óbvio que Erdstein é apaixonado pelo seu trabalho e sabe bem do que está falando.

“Era uma coisa única… uma casa de torrefação de café que não fizesse parte de uma grande rede”, diz ele. Nos anos 90, quando não se encontrava tudo detalhado e disponível on-line, era muito mais difícil começar um negócio independente. Naquela época, as pessoas descobriram a Moonbean através do boca a boca”.

E foi exatamente assim que eu descobri o Moonbean. Quando me mudei para Toronto, as pessoas que conheci, nascidas e criadas aqui, especificamente perto do mercado, sempre o sugeriam como um bom local para estudar ou para um encontro. Quando contei esta história a Erdstein, tive a impressão de que ele ficou bem satisfeito. Realmente, o Moonbean continua sendo como uma “instituição” do bairro. O que mudou é que, hoje, outros perfis de pessoas frequentam o café.

Erdstein diz, por exemplo, que antigos moradores e visitantes de Kensington que frequentavam o local quando eram estudantes tendem a voltar já mais velhos para comprar grãos e usar na cafeteira de casa. Além disso, outra grande mudança é o grande número de fãs de café pelas redondezas (em grande parte, é claro, devido aos avanços nas pesquisas de variedades de café).

O Moonbean se expandiu ao longo dos anos, a fim de acolher um número maior de clientes. No começo não havia pátio, nem espaço na parte de trás do estabelecimento. A expansão aconteceu cerca de cinco anos após a inauguração. Agora, o café comporta cerca de 100 pessoas, contando com o pátio.

Enquanto conversávamos, eu saboreei um cappuccino feito pelo próprio Erdstein: perfeito em tamanho, com a quantidade ideal de espuma, cada ingrediente na medida certa. Além das bebidas típicas à base de espresso, o Moonbean também oferece quatro tipos diferentes de matcha latte (um tipo de café com leite só que feito de chá verde). Erdstein faz o seu próprio chá Chai que contém em torno de 10 especiarias diferentes e demora cerca de 12 horas para cozinhar.

Embora Erdstein tenha permanecido fiel ao seu estilo nesses quase 20 anos, ele nao vê problema algum no fato de novos cafés estarem marcando presença no mesmo mercado.

“Novos cafés estão na moda e eles podem fazer o que precisarem fazer…”, diz ele. Aconteça o que acontecer, o Moonbean já tem raízes no mercado, e o bairro não seria o mesmo sem ele.

O Moonbean Café fica no 30 da St. Andrew Street, no Kensington Market. O telefone é o 416-595-0327.

foto: jleidgens

Mestre em Estudos de Tradução, Loretta Murphy é tradutora juramentada no Canadá, com 15 anos de experiência na área. Ela é canadense e viveu no Brasil por mais de 6 anos, além de ter vivido também no México e no Japão. Entre os serviços que presta estão as traduções certificadas do Português para o Inglês e do Espanhol para o Inglês de todos os tipos de documentos, inclusive: Certidões de Antecedentes Criminais, Títulos e Certificados Acadêmicos, Históricos Escolares, Documentos Legais e Médicos, Carteiras de Motorista, Certidões de Nascimento, Certidões de Óbito, Certidões de Casamento e Certidões de Divórcio.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Paladar

Topo