Siga-nos

OiCanadá

Cultura

Como dirigir preparado e com segurança no inverno

Dirigir na neve pode ser difícil e perigoso, mesmo para um motorista experiente. Existem algumas técnicas que podem ajudar a reduzir as chances de um acidente de carro durante os meses de inverno.

A neve pode ser muito bonita para muitos, mas dirigir em baixas temperaturas, estradas escorregadias, e com visibilidade diminuída tornam qualquer direção um desafio. O CAA, Canadian Automobile Association, faz algumas recomendações para qualquer um estar preparado para utilizar o carro nessas condições.

Antes de mais nada, nunca aqueça um veículo em uma área fechada. O monóxido de carbono é um gás invisível, inodoro que se acumula e pode matar pessoas e animais de forma rápida e silenciosamente.

  • Vá devagar – O black iceslush (lama) ou estradas cobertas por neve podem ser perigosos na hora de parar um veiculo, por isso dirija devagar e mantenha uma boa distância entre os carros.
  • Pneus apropriados – A tração é a peça importante para fazer curvas e freiar em superfícies molhadas, lamacentas ou congeladas. Confira os pneus e pressão pelo menos uma vez por mês quando estes estiverem frios. Lembre-se de diminuir a pressão do ar do pneu em temperaturas mais frias. Os pneus de inverno oferecem tração adicional em tempos frios.
  • Limpe os limpadores de pára-brisa – Verifique se há bastante líquido de lavagem do pára-brisa no reservatório e que seja o apropriado para a faixa de temperatura de -40C. Leve um frasco extra no veículo.
  • Mantenha o tanque de gasolina cheio – Ao dirigir em mau tempo, é sempre bom ter cautela, por isso é bom se certificar que você tem combustível suficiente. Mantenha o tanque de combustível pelo menos metade cheio.
  • Veja e seja visto – Limpe toda a neve do capô, teto, janelas e luzes. Limpe todas as janelas embaçadas. Se a visibilidade tornar-se ruim, encontre um lugar seguro para ficar estacionado fora da estrada.
  • Leve equipamento de emergência– Tenha sempre uma pá, agasalho extra, cobertor, cabos de reforço, raspador de gelo e escova, kit de primeiros socorros, lanterna e lamparina, comida, velas e fósforos.

Christian Pedersen é natural de Santos, São Paulo. No Brasil, trabalhou na gravadora Roadrunner Records, depois abriu um escritório de promoção e marketing para bandas e artistas, tendo clientes como a gravadora BMG, os selos Geléia Geral e Dubas. Christian mudou-se para Toronto em 2002, e virou cidadão canadense em 2007. Escreveu a coluna Conexão C no Brasil News em março de 2007 e, de maio a outubro de 2008, foi editor-interino do jornal. Do fim daquele ano, até outubro de 2010, foi editor e co-fundador do blog OiToronto.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Cultura

Topo