Siga-nos

OiCanadá

Paladar

A verdadeira cozinha canadense

Encontrar a verdadeira gastronomia canadense, à primeira vista, parece ser uma tarefa impossível. Ao chegar em Toronto e visitar a praça de alimentação do Eaton Centre foi difícil perceber uma opção autêntica em meio à tantos estilo estrangeiros. Chineses, vietnamitas, mediterrâneos, japoneses, italianos e os muitos hambúrgueres em estilo americano dão a impressão de que não há uma cozinha nacional.

Com a exceção do Poutine (deliciosa porção de fritas crocantes coberta com molho Gravy e pedaços de queijo coalho derretido), todo o resto parece ser um grande fast food.

Mas se olharmos por trás dessa cortina de redes mundiais de comida pronta, podemos perceber uma rica tradição gastronômica de descendência europeia e releituras de seus clássicos com produtos locais.

Com costas ricas e de imensa diversidade, peixes e frutos do mar têm destaque. Iguarias como lagosta, ostras, salmão selvagem e Cod (o peixe que dá origem ao bacalhau. *sim bacalhau é o processo de salga e não o peixe) são encontrados com frequência em supermercados e restaurantes.

A influência asiática também contribui bastante na versão mais moderna da cozinha canadense, misturando as especiarias e pimentas com o sabor doce do xarope de Maple.

As carnes de caça também têm valor diferenciado por aqui, como a de veado e de bisão (um tipo de boi selvagem), a carne de porco e os diferentes cortes de carne bovina que são grelhados e assados das mais variadas maneiras nesse estilo particular de fazer churrasco que o barbecue norte-americano possui.

De maneira muito similar à gastronomia brasileira, a cozinha canadense parece ser uma grande colcha de retalhos com tecidos de vários países.

Abraços e até a próxima semana.

Mauricio é paulista, natural de Guaratinguetá, formado em Marketing pela ESPM de Sao Paulo com especialização em Coordenação de Eventos Corporativos. Com mais de 10 anos de experiencia em produção de eventos no Brasil, se mudou para o Canadá no final de 2013 e atualmente reside em Mississauga, na GTA, e está se adaptando à vida canadense.

1 Comentário

1 Comentário

  1. carlos valim

    06/ago/2014 at 17:10

    Muito legal Mauricio!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Paladar

Posts Populares

Topo