Siga-nos

OiCanadá

Dinheiro

Quanto custa morar em Toronto: valores estimados para um intercambista

Quando decidimos em qual país e cidade queremos fazer nosso intercâmbio, sempre devemos levar em conta o custo de vida nesse lugar. Alguns itens são essenciais no orçamento de intercambistas e é deles que vamos tratar nesse post.

Homestay/Aluguel

Os intercambistas que vêm passar pouco tempo na cidade geralmente ficam hospedados em casas de famílias –homestay– pela facilidade e comodidade. A homestay oferece um quarto para o estudante ficar, com alimentação –podendo ser meia pensão ou pensão completa– e algumas ainda oferecem lavanderia.

Cada escola de idioma canadense é responsável pela alocação de seus alunos em homestays, mas o preço não varia muito de uma para outra. Para 1 mês em casa de família com pensão completa, o valor é de $800 e para o mesmo tempo com meia pensão, o preço da moradia é de $750.

Os host parents podem oferecer para lavar as roupas do estudante ou deixarem que ele use as máquinas da casa, estipulando um dia ou horário na semana. Algumas casas, no entanto, podem não oferecer serviço de lavanderia e o estudante tem a opção de usar as máquinas das laundromats –lavanderias em que a própria pessoa lava suas roupas– por um valor entre $5 e $10 para lavar e secar usando uma máquina de cada.

Laundromat (BlogTO)

Já para aqueles que não querem ficar em casa de família ou pretendem ficar mais tempo na cidade, existe a opção de alugar um quarto ou apartamento.

Os coordenadores das escolas costumam saber locais que estão alugando, que eles conhecem e confiam, baseado em relatos de outros estudantes. Pergunte na sua escola se eles têm alguma indicação. Além disso, sites como KijijiCraigslist e View it oferecem uma infinidade de anúncios para Toronto e, para ajudar a organizar as informações, uma boa dica é o site Padmapper. Leia também a matéria Craigslist: dicas para não cair nas armadilhas deste site de negócios antes de usar sites de classificados online.

O valor de um quarto em uma casa compartilhada varia entre $400 e $700 por mês, aproximadamente, com tudo incluído menos refeições. Já o valor de um apartamento simples mobiliado varia entre $700 e $1200. Esta última opção é boa para quem quer morar sozinho ou para quem vem com mais pessoas, como amigos ou namorado(a), para dividir.

Alimentação

Quem não está em casa de família, precisa também considerar o valor do supermercado. O preço final vai variar de pessoa pra pessoa, mas dá para ter uma noção se baseando na tabela do Numbeo, site que lista média e faixa de preço de produtos por cidade.

Para quem quer comer fora, existem várias opções. É possível almoçar um combo de sanduíche com donut e café por $5 no Tim Hortons, escolher uma refeição nas praças de alimentação por cerca de $10 ou pagar entre $20-$30 em algum restaurante.

Transporte

O TTC, transporte público de Toronto, é interligado e possui ônibus, metrô e streetcar –bondes– em sua malha. Com um passe diário, semanal ou mensal se tem acesso ilimitado a todos os veículos. Em geral, os intercambistas compram o mensal, já que a maioria vai todo dia de TTC para escola ou trabalho.

O metropass mensal custa $133.75, o semanal $39.25, o diário $11 e o único $3.

Veja a tabela completa de preços do TTC.

*O desconto para estudante não se aplica aos estudantes de idioma.

Celular

Como contamos no post sobre planos de celular, o valor mensal de um plano pré-pago pode variar entre $15 e $55, em média. Já os planos pós-pagos começam a partir de $40 e podem chegar a mais de $80 dependendo dos serviços contratados.

Lazer

Toronto tem inúmeras opções de lazer para agradar a todos os gostos e bolsos. Listamos as principais atrações e seus preços:

Passeios

Atividades

  • Aluguel de bicicleta: $5/dia
  • Patinação no gelo: $8-$10 em média
  • Esqui/Snowboarding: $80-$90 em média (excursão)
  • Academia: cerca de $55/mês

Museus

Cinema

  • Filme: $13 em média
  • 3D: $16   /    IMAX: $20
  • Às terças-feiras, nos cinemas Rainbow: $5
  • Pipoca + refrigerante: $12 em média

Jogos

  • Basquete/Raptors: a partir de $32
  • Hockey/Maple Leafs: a partir de $50
  • Futebol/Toronto FC: a partir de $32
  • Baseball/Blue Jays: a partir de $16

Bares e restaurantes

  • Tabela de média de preços de bebidas e refeições do Numbeo.

Boates

  • Além dos valores das bebidas (e gorjetas), algumas boates cobram entrada de cerca de $15

Todos os preços listados se referem ao ingresso de adulto.

Leia também CityPass dá desconto em atrações turísticas.

foto: Christian Rebecchi

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Raisa Mendes é jornalista, metade brasileira, metade italiana e completamente mineira. Formada pela UFMG e com experiência na área de assessoria, marketing e social media, veio para Toronto para estudar e trabalhar.

3 Comentários

3 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Dinheiro

    Topo